𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Crewe Alexandra Football Club

Crewe Alexandra
Arquivo:Crewe Alexandra FC.png
Nome Crewe Alexandra Football Club
Alcunhas The Railwaymen
The Alex
Fundação 1877 (147 anos)
Estádio The Alexandra Stadium
Capacidade 10 153
Presidente John Bowler
Treinador(a) David Artell
Patrocinador(a) Mornflake
Material (d)esportivo FBT
Competição Football League One
Website crewealex.net
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Crewe Alexandra Football Club é um clube inglês de futebol, sediado na cidade de Crewe, cidade localizada no sul do Condado de Cheshire, na Inglaterra. O clube foi fundado em 1877 e atualmente disputa a Football League 1, correspondente à 3° divisão do campeonato inglês.

O clube foi formado em 1877 e recebeu o nome da princesa Alexandra. Foi um membro fundador da Segunda Divisão da Liga de Futebol em 1892, mas durou apenas quatro anos na Liga. Desde a reentrada na competição em 1921, eles permaneceram na maioria das divisões inferiores. As únicas grandes honrarias de Crewe são o troféu da Football League Trophy, que venceram em 2013, e a Copa Galesa, que venceram em 1936 e 1937. Eles também ganharam vários troféus menores, incluindo a Cheshire Premier Cup e a Cheshire Senior Cup.

História

Primeiros Anos

O Crewe Alexandra foi fundado em 1877 como Crewe Football Club. A parte "Alexandra" do nome é uma homenagem à Princesa Alexandra.[1]

Sua primeira partida foi contra o North Staffs naquele mesmo ano, a partida terminou empatada em 1x1. Em 1883 o time teve a sua melhor performance na Copa da Inglaterra ( FA Cup ), ao qual derrotou grandes times como o Derby County e o Middlesbrough antes de perder para o Preston North End nas semis de final.

1892 - 1983

Em 1892 o time se tornou um dos fundadores da Segunda Divisão de Futebol da Inglaterra tenso sido anteriormente, membro da Football Alliance.

Crewe voltou para a Football League em 1921, durante a qual sua torcida lotou o The Alexandra Stadium para assistir a partida entre Crewe Alexandra e seus rivais locais o Stoke City, um jogo em que o Stoke venceu por 2-0. O Crewe ganhou seus primeiros títulos ao vencer a Copa Galesa em 1936 e 1937, antes de ser impedido de entrar (até porque eles não estavam no País de Gales). Em 1936, Bert Swindells marcou seu 100º gol na liga por Crewe Alexandra. Ele passou a marcar 126 gols pelo clube, um recorde que ainda existe hoje.

Em 1955, Crewe embarcou em uma sequência em que não venceu fora de casa por 56 partidas. A corrida sombria terminou com uma vitória por 1-0 em Southport.

Um dos mais famosos jogos de Crewe aconteceu contra o Tottenham na FA Cup em 1960. Um novo recorde de 20.000 assistiu Crewe segurar o Spurs no empate em 2 a 2 em 30 de janeiro, com Bert Llewellyn e Merfyn Jones marcando para o Railwaymen. Em 3 de fevereiro, o Tottenham venceu de forma convincente o replay 13-2, que continua sendo uma derrota recorde para o clube. Llewellyn e Nev Coleman marcaram para o Crewe.

Em 1961 o clube viu a vitória mais notável em sua história, o time de Jimmy McGuigan derrotou o Chelsea por 2-1 na FA Cup em Stamford Bridge. Essa equipa do Chelsea continha o antigo jogador do Crewe, Frank Blunstone, bem como Jimmy Greaves, Peter Bonetti e Terry Venables. Os gols da Crewe foram marcados por Billy Stark e Barrie Wheatley. O Tottenham ganhou por um modesto 5-1 na Quarta Rodada. Em 1963, Crewe ganhou promoção pela primeira vez em sua história com uma vitória de 1 a 0 sobre Exeter City. Frank Lord se tornou o herói local, marcando o único gol na frente de uma multidão de 9.807. Lord também detém o recorde de mais hat-tricks para o clube, oito durante seu tempo de clube.

A Era Gradi ( 1983 - 2007 )

Em junho de 1983, Crewe nomeou Dario Gradi, de Milão, como treinador. Suas contratações na primeira temporada incluíram Mark Leonard, do Tranmere, John Crabbe, de Hereford, e David Pullar, do Exeter, enquanto Gradi buscava construir uma estrutura acadêmica para desenvolver jogadores que pudessem ser vendidos para ajudar a financiar o programa de desenvolvimento de jogadores. Entre seus primeiros sucessos de transferência estavam Dave Waller (vendido a Shrewsbury em 1986) e Gary Blissett (vendido a Brentford em 1987), além de Geoff Thomas e John Pemberton (ambos assinados de Rochdale e vendidos a Crystal Palace, em 1987 e 1988 respectivamente).

Gradi rapidamente ganhou fama de desenvolver jovens talentos, permitindo que Steve Walters se tornasse o mais jovem jogador a usar uma camiseta do Crewe: com apenas 16 anos e 119 dias ele jogou contra o Peterborough United em 7 de maio de 1988.

Os esforços de Gradi foram recompensados ​​em 1989, quando Crewe foi promovido para a Terceira Divisão. Eles voltaram para a Quarta Divisão dois anos depois, mas foram promovidos novamente em 1994.

Gradi, em seguida, levou o Crewe para a Football League Firts Division cujo equivalia a 2° divisão do campeonato inglês em 1997, após a vitória sobre Brentford na final do playoff da Footbll League Second division que equivalia à 4° divisão do campeonato inglês, e manteve sua equipe até 2002, apesar de uma renda do clube em que muitos clubes mais humildes não poderiam sobreviver. Enquanto isso, Gradi comemorou seu milésimo jogo a cargo de Crewe em 20 de novembro de 2001 - uma partida fora de casa na Carrow Road, a casa de Norwich City.

Após uma temporada na Second Division, o clube foi promovido de volta à First Division no final da temporada 2002-03, tendo terminado em segundo lugar; a primeira vez que o clube terminou entre os dois primeiros de qualquer divisão, e o clube preparou-se para a vida na First Division.

Embora conseguindo manter o seu lugar na First Division na temporada 2003-04, no início da temporada 2004-05, eles foram classificados como um dos times mais prováveis ​​a serem rebaixados do recém-renomeado 'Campeonato'. No evento, eles fizeram uma boas partidas na primeira metade da temporada; confortavelmente na metade superior da tabela, mas depois de vender Dean Ashton para Norwich City por um recorde de 3 milhões de libras na janela de transferências de janeiro de 2005, Crewe não ganhou mais jogos até a partida final da temporada, quando derrotou Coventry City 2–1 e escapou por pouco do rebaixamento na diferença de gols. No ano seguinte, eles não tiveram tanta sorte. Apesar de uma boa corrida no final da temporada 2005-06, eles foram rebaixados para a Football League 1, naquela época já colocada como a terceira divisão do campeonato inglês.

2007 - 2009

No verão de 2007, Gradi era o gerente com mais tempo no futebol da liga inglesa; ele havia completado 24 anos no comando exclusivo do clube, embora o gerente assistente Neil Baker tenha assumido uma responsabilidade temporária entre 22 de setembro e 17 de outubro de 2003, enquanto Gradi passou por cirurgia cardíaca (Crewe conseguiu apenas um ponto enquanto Baker estava no comando).

Em 20 de abril de 2007, Crewe Alexandra anunciou que, a partir de 1º de julho de 2007, Gradi assumiria uma nova função como diretor técnico do clube, ao mesmo tempo em que gradualmente permitia ao recém-contratado Steve Holland o controle da equipe.

A primeira temporada do holandês neste papel, 2007-08, foi uma decepção, já que o clube evitou por pouco o rebaixamento depois de terminar em 20º com 50 pontos. Naquele verão,o holandês o gastou meio milhão de libras em novas contratações, incluindo Calvin Zola, Anthony Elding e os goleiros Steve Collis e Adam Legzdins, enquanto o atacante Nicky Maynard se juntou ao Bristol City para uma taxa recorde de 2,25 milhões de libras. No entanto, apesar de uma pré-temporada positiva, incluindo uma vitória sobre o clube da Premiership Hull City, Crewe levou apenas nove pontos em seus primeiros 16 jogos.Após a pressão dos torcedores, o conselho demitiu Steve Holland como treinador da equipe principal em novembro de 2008, e renegou Gradi como técnico interino. O primeiro jogo de Gradi de volta ao comando foi uma derrota por 3-0 em casa para o rival local, o Stockport County. Em 24 de dezembro de 2008, o ex-gerente islandês do Stoke City, Gudjon Thordarson, foi indicado como sucessor da Holanda, embora Gradi permanecesse no comando da equipe por mais seis dias antes de retomar seu papel de Diretor Técnico. O primeiro jogo de Thordarson no comando foi um empate 2-2 no Millwall na 3ª rodada da FA Cup, mas apesar de Thordarson ter recebido o prêmio de Gerente do Mês em fevereiro, o time sofreu uma baixa temporada no final da temporada, não vencendo por 10. jogos, e foram relegados para a Football League 2, a quarta divisão da Inglaterra.

Em 18 de junho de 2009, Steve Davis foi nomeado gerente assistente de Gudjon Thordarson. Davis deixou o cargo de gerente do Nantwich Town, onde passou cinco anos de sucesso, ganhando duas promoções. Davis substituiu o ex-assistente Neil Baker, que foi transferido para um novo papel de escoteiro dentro do clube.

O Retorno de Dario Gradi ( 2009-2011)

Em 2 de outubro de 2009, após nove meses no comando, Thordarson foi demitido após uma série de resultados ruins. Dario Gradi foi reintegrado como técnico interino a tempo para o jogo do dia seguinte contra o Rotherham.

Apesar de ficar perto dos playoffs durante a maior parte da temporada, outra corrida de má qualidade fez com que o clube terminasse em 18º lugar, apenas cinco lugares acima da zona de rebaixamento. Gradi respondeu a esta decepção, recusando-se a levar o time em uma turnê de pré-temporada, afirmando que "não queria recompensar os jogadores pelo que aconteceu nesta temporada".

O clube terminou em 10° na Football League 2 em sua temporada 2010-11 e também terminou com o vencedor da chuteira de ouro da Football League 2: Clayton Donaldson marcou 29 gols, mas mudou-se para Brentford em julho de 2011.Em 10 de novembro de 2011, o clube anunciou que Dario Gradi havia deixado o cargo de gerente e voltaria ao cargo anterior de Diretor de Futebol, com foco no desenvolvimento da juventude.

2011-2018

Steve Davis foi nomeado treinador e liderou a equipe para uma série invicta de 16 jogos no início de 2012, até à 7ª posição, garantindo ao clube um lugar no "play-off". O Crewe derrotou o Southend United na semi-final com uma vitória por 1-0 em casa na primeira mão e um empate 2-2 no Roots Hall, prolongando a invencibilidade para 18 jogos e assegurando um jogo na final contra o Cheltenham Town em Wembley em 27 de maio de 2012, que venceu por 2 a 0 e ganhou promoção.

Antes da temporada 2012–13 começar, Crewe vendeu Nick Powell para o Manchester United e, no dia do prazo final da transferência (31 de agosto de 2012), o capitão Ashley Westwood foi vendido ao Aston Villa. No entanto, com novos jogadores chegando ao primeiro time, Crewe venceu o Troféu da Liga de Futebol, derrotando Southend United por 2-0 na final em Wembley em abril de 2013. A equipe terminou em 13º na Football League One, terminando a temporada colocando em campo uma equipe cujos onze iniciais eram todos graduados da Crewe Academy.

Em 22 de fevereiro de 2014, durante 33 minutos de jogo em Port Vale, dois irmãos jogaram em lados opostos um contra o outro - Harry Davis, da Crewe, e Joe Davis, de Port Vale - enquanto seu pai, Steve Davis, era técnico de uma das equipes ( Crewe Alexandra).

Em março de 2014, o presidente da Crewe, John Bowler (eleito presidente em 1987) foi homenageado com a contribuição para o prêmio de futebol da liga no The Football League Awards 2014. Dario Gradi já havia ganho o mesmo prêmio em 2011. Em dezembro de 2014, foi anunciado que Bowler tinha, como Gradi (em janeiro de 1998), um MBE por serviços prestados ao futebol. Em 3 de maio de 2014, Crewe garantiu sua vaga na Football League One, com uma vitória em casa por 2 a 1 sobre o Preston North End, terminando a temporada 2013-14 em 19º lugar, quatro posições acima do rebaixamento.

Embora a temporada não tenha sido bem sucedida para o primeiro time, os Sub-21 venceram o título da Professional Development League Two com uma vitória por 1 a 0 sobre o QPR em 30 de abril de 2014; Max Clayton marcou o gol. Os sub-18 eram vice-campeões em sua Liga de Desenvolvimento. Crewe começou a temporada de 2014–15 mal, acumulando apenas quatro pontos nos primeiros 11 jogos da Liga. Algumas corridas sustentadas de melhores resultados tiraram o clube dos lugares de rebaixamento, mas, precisando de um empate em casa contra o Bradford City para garantir a segurança, Crewe perdeu 0-1 e teve que contar com resultados favoráveis ​​em outros lugares para garantir a permanência na Football League One por mais um ano, terminando dois pontos acima dos quatro rebaixados na 20ª posição.

A temporada seguinte começou em um padrão similar, com a equipe vencendo apenas dois dos seus primeiros 15 jogos do campeonato, e deixando a FA Cup na primeira rodada, derrotado em casa no The Alexandra Stadium pelo non-league Eastleigh, forçando Davis a defender sua posição como o "homem certo" para o trabalho. O rebaixamento do Crewe para a segunda divisão foi confirmado após uma derrota por 3-0 em Port Vale, em 9 de abril de 2016, com cinco jogos restantes. Depois de um começo inicialmente promissor para a temporada seguinte, a forma do Crewe caiu durante os últimos meses de 2016, e em 8 de janeiro de 2017, Davis foi demitido do cargo de treinador Crewe, com o ex-defensor do Crewe David Artell nomeando seu substituto.

Sob Artell, Crewe terminou em 17º, melhorando levemente para a 15ª posição no final da temporada 2017-18 e, em 5 de maio de 2018, o time terminou a temporada em 15° colocado na Football League Two.

Elenco atual

Atualizado em 11 de janeiro de 2020.

Legenda

Predefinição:Elenco de Futebol

Estádio

Até 1896, Crewe tocou no Alexandra Recreation Ground, localizado ao norte da moderna Gresty Road.

Depois de jogar em uma variedade de locais em 1896 e 1897, inclusive na vizinha Sandbach, o clube retornou à mesma área de Crewe para jogar no primeiro terreno da Gresty Road, localizado a sudeste do estádio original. Em 1906 o solo foi demolido para dar lugar a algumas novas linhas ferroviárias, e um novo estádio Gresty Road foi construído em um local diretamente a oeste.

The Alexandra Stadium

O estádio é composto por quatro estandes:

  • O Stand da Air Products (anteriormente o Stand da Railtrack, antes de uma mudança nos patrocinadores), construído em 2000 a um custo de £ 5,2 milhões. Ela acomoda 6.809 espectadores, juntamente com o escritório do clube.
  • The Absolute Recruitment Stand (anteriormente The Mark Price Stand, antes de uma mudança nos patrocinadores) também conhecido como o Gresty Road End, acomoda 982 espectadores e 4 espectadores com deficiência.
  • O Blue Bell Family Stand, também conhecido como o fim da estrada de ferro, acomoda 682 espectadores.
  • O The Whitby Morrison Ice Cream Van Stand, antigamente o Pop Side, acomoda 1.680 espectadores.

Uniformes

1º Uniforme

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2021–2022
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2020–2021
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2019–2020
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2018–2019
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017–2018
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016–2017

2º Uniforme

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2021–2022
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2020–2021
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2019–2020
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2018–2019
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017–2018
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016–2017

Títulos

  • Inglaterra Football League Trophy: 2013
  • Inglaterra Cheshire Senior Cup: 1910, 1912, 1913, 1923, 2002, 2003, 2017
  • Inglaterra Cheshire Premier Cup: 2009, 2010
  • País de Gales Welsh Cup: 1936, 1937

Cronologia Recente

Temporada Liga Posição
2008/09 Football League 1 22°
2009/10 Football League 2 18°
2010/11 Football League 2 10°
2011/12 Football League 2
2012/13 Football League 1 13°
2013/14 Football League 1 19°
2014/15 Football League 1 20°
2015/16 Football League 1 24°
2016/17 Football League 2 17°
2017/18 Football League 2 15°
2018/19 Football League 2 12°
2019/20 Football League 2

Ligações externas

  1. Peter Seddon (2004). Football Talk: The language and folklore of the world's greatest game. [S.l.]: Chrysals Books. p. 174. ISBN 1861056834 

talvez você goste