𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Consoante

Em fonética, consoante é qualquer fonema caracterizado por alguma obstrução ou constrição em um ou mais pontos do tracto vocal. Deriva do latim consonante, que significa literalmente "soante + com = consoante", que descreve outra característica das consoantes: elas não podem aparecer sozinhas numa sílaba, pois devem estar acompanhadas de pelo menos uma vogal. Essa característica, no entanto, não é válida para todos os sons atualmente classificados como consoantes.[1]

Alfabeto

O termo consoante também é usado para classificar as letras do alfabeto, por causa do som que elas representam. No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z . A letra H não é propriamente denominada nem consoante e nem vogal por não possuir som ou ruído e por isso, se torna a única letra diacrítica.[2] Dependendo da língua original do vocábulo, o W pode ser consoante ou vogal pois possui som de /u/ e /v/ ao mesmo tempo e o Y pode ser considerado uma vogal por possuir som de /i/.

Visto que o número de consontes em todas as línguas humanas é muito maior que o número de letras consoantes de qualquer alfabeto, os linguistas adotam sistemas como o alfabeto fonético internacional para representar por um único símbolo cada consoante. Realmente, o alfabeto latino, usado para escrever o português, tem menos letras consoantes que sons consoantes, e algumas letras representam mais que uma consoante.

Classificação

Cada consoante pode ser distinguida de diversas maneiras:

Ver também

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «consoante». Dicionário Priberam (em português). Consultado em 25 de novembro de 2021 
  2. ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. «Consoantes». Brasil Escola. Consultado em 30 de setembro de 2020 

Ligações externas

Predefinição:Consoantes

Ícone de esboço Este sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste