No contexto de dinâmica complexa, um tópico da matemática, o conjunto de Julia e o conjunto de Fatou são dois conjuntos complementares definidos por uma função. Informalmente, o conjunto de Fatou de uma função consiste nos valores com a propriedade de que todos os valores próximos comportam-se de forma similar por iterações repetidas, e o conjunto de Julia consiste dos valores tais que uma perturbação arbitrariamente pequena pode causar mudanças drásticas na sequência de valores iterados da função. Assim, o comportamento da função do conjunto de Fatou é dito 'regular', enquanto no conjunto de Julia ele é 'caótico'.
O conjunto de Julia de uma função é usualmente denotado , e o conjunto de Fatou denotado .[1] Esses conjuntos tem seu nome em homenagem aos matemáticos franceses Gaston Julia[2] e Pierre Fatou,[3] cujos trabalhos começaram o estudo de dinâmica complexa no início do século XX.
Polinômios quadráticos
Um exemplo de sistema dinâmico complexo é o da família de polinômios quadráticos, um caso especial de mapa racional. O polinômio quadrático pode ser expresso como:
(onde o parâmetro é um número complexo)
Filled Conjunto de Julia para fc, c=1−φ onde φ é a razão áurea
Nesse caso, os valores do parâmetro para os quais o conjunto de Julia é conexo formam o conjunto de Mandelbrot.
Quaterniões
Conjunto de Julia gerado por uma função dos quaterniões.
Fatias tridimensionais através do conjunto de Julia (quadri-dimensional) de uma função dos quaterniões.
Conjunto de Julia Cheio
Seja um polinômio complexo mônico de grau . Denotamos por a ésima iterada de . O Conjunto de Julia Cheio de é definido por
Com a definição de conjunto de Julia Cheio e com a definição do conjunto de Julia, observamos que o conjunto de Julia é o bordo do conjunto de Julia Cheio:
Exemplos
Ver também
Referências
- ↑ Note que em outras áreas da matemática a notação pode também representar a Matriz Jacobiana de um mapa real entre variedades diferenciáveis.
- ↑ Gaston Julia (1918) "Mémoire sur l'iteration des fonctions rationnelles," Journal de Mathématiques Pures et Appliquées, vol. 8, pages 47–245.
- ↑ Pierre Fatou (1917) "Sur les substitutions rationnelles," Comptes Rendus de l'Académie des Sciences de Paris, vol. 164, pages 806-808 and vol. 165, pages 992–995.