𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Colégio Dante Alighieri

Predefinição:Info/Escola

O Colégio Dante Alighieri é uma instituição de ensino básico e médio da cidade de São Paulo, Brasil, fundada no ano de 1911 por imigrantes italianos.[1] Localiza-se no bairro de Cerqueira César. Atualmente, o colégio é reputado como um dos mais tradicionais colégios brasileiros e, desde 2018, é um patrimônio histórico do estado de São Paulo.[1]

História

Por volta de 1870, um grande fluxo de imigrantes italianos chegou ao Brasil e, particularmente, à então província de São Paulo. No começo do século XX, a cidade de São Paulo tornava-se a mais italiana das cidades brasileiras. Para os italianos que aqui se enraizavam, era preciso fundar uma escola que fortalecesse a sua identidade cultural. Entidades culturais italianas, por meio do professor Arturo Magnocavallo e do cônsul-geral da Itália em São Paulo, senhor Pietro Baroli, tentavam, sem sucesso, criar essa instituição de ensino.

Entretanto, o projeto da scuoletta só vingou quando o conde Rodolfo Crespi, um industrial de sucesso e grande expoente da colônia italiana em São Paulo, com entusiasmo, prontificou-se a angariar fundos para tal fim. Desse modo, a 9 de julho de 1911, nascia, no papel, o Istituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri.[2] A 10 de agosto de 1911, com verbas vindas da Itália e também doadas pela colônia italiana de São Paulo, adquiriu-se o atual terreno do colégio, a antiga chácara Dieberger, com 19.800 m², próxima à Avenida Paulista, no então parque Villon (hoje Siqueira Campos/Trianon) e dos trilhos dos bondes da São Paulo Light & Power.

A 18 de abril de 1912, num curso bilíngue, cinco alunos começaram as suas aulas na travessa da Sé nº 11 e, depois, na rua Carlos Gomes nº 50, na Liberdade. A 17 de fevereiro de 1913, sessenta alunos de ambos os sexos, em turmas de internos, semi-internos e externos, começaram as suas atividades escolares no novo edifício Leonardo da Vinci, na alameda Jaú, erguido pelo florentino conde Giulio Micheli.[1]

  • 1930, nasceu a sociedade dos ex-alunos do IMDA.
  • 1935, o colégio, já um difusor da cultura italiana, estava totalmente integrado à comunidade paulistana, contando com 448 alunos.

Após a Segunda Guerra Mundial, época em que sofreu intervenção e em que passou a ser chamado de colégio Visconde de São Leopoldo,[1] a escola recebeu a denominação de Colégio Dante Alighieri (1946).

  • 1950, o colégio, contando com 1 815 alunos, orientados por 71 professores, difundia a prática de esportes, contando com um campo de futebol de grama, quadra de voleibol coberta, sala de ginástica e pista de atletismo.
  • 1964, foi fundada a escola Normal Particular Dante Alighieri, onde eram preparados os futuros professores do colégio. Nessa época, as bienais de ciências, com projetos dos alunos, já eram atividades importantes no cotidiano escolar.
  • 1965, a escola foi ampliada, com a inauguração do Edifício Ruy Barbosa.
  • 1971, o edifício Galileo Galilei abriu as suas portas.
  • 1973, surgiu o complexo esportivo Victório Américo Fontana.
  • 1993, mais um edifício foi inaugurado: o Michelangelo.
  • 2007, mais um edifício foi inaugurado: o anexo do edifício Michelangelo, incluindo o novo auditório, Guglielmo Raul Falzoni.
  • 2011, o colégio celebrou seu primeiro centenário. Houve uma série eventos comemorativos, junto com a restauração do prédio principal.

Ex-alunos notáveis

Referências

Ligações externas

talvez você goste