𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cohen

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cohen (desambiguação).

Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim) são os sacerdotes na Torá, cujo chefe era o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel),[1] sendo que todos deveriam ser descendentes de Aarão.[2]

Hoje, dentro do judaísmo, Cohen é uma classe de pessoas que possuem a tradição e reconhecimento da comunidade judaica, de que sejam descendentes da casta sacerdotal. Realizam alguns serviços especiais nas sinagogas, e devem obedecer certos preceitos para garantir que estejam aptos a exercerem novamente o sacerdócio quando ocorrer a reconstrução do Templo de Jerusalém. Segundo as escrituras, e profecia de Ezequiel, somente os Cohenim da semente de Zadoque serão selecionados para o ministério sacerdotal.

As mãos em posicão do Cohen, tradicional bênção que os sacerdotes judaicos dão para sua congregação

Visão científica

Os estudiosos partiram da hipótese de que se todos os cohanim da atualidade descendem de Aarão, devem ter marcadores genéticos ou haplótipos comuns, o chamado Haplótipo Cohen. As pesquisa encontraram um marcador particular (YAP) detectado em 45% dos Cohanim. Sucessivamente a seleção dos marcadores do cromossomo Y foi ampliada e foram encontrados seis marcadores específicos em 97 dos 106 cohanim testados. Esse conjunto de marcadores chama-se "Cohen Modal Haplotype" (CMH) foi encontrada entre ashkenazim como sefaradim, e serve como meio de definição atualmente da linhagem sacerdotal. Entre não judeus, a sequência praticamente inexiste, sendo encontrado com incidências de 14% entre Yemenitas e ~7% entre Jordanianos.[3] Esse estudo deu suporte à hipótese de uma origem comum para o CMH no Oriente Médio bem antes da dispersão do povo judaico em várias comunidades, e indica que a maioria dos Cohen da idade contemporânea descende de um número limitado de linhagens paternas.[4]

Sobrenome Cohen

O estatuto do Kohen no judaísmo não tem necessariamente qualquer relação com o sobrenome. Embora seja verdade que muitas vezes descendentes de kohanim ostentam sobrenomes que reflectem a sua genealogia, existem muitas famílias com o sobrenome Kohen (ou qualquer número de variações), que nem sequer são judeus. Por outro lado, há muitos judeus Kohen que não têm esse nome como sobrenome.

Existem inúmeras variações para a grafia do sobrenome Kohen. Estas são frequentemente corrompidas pela tradução ou transliteração nas outras línguas, a convergência com sobrenomes gentios como exemplificado abaixo (não uma lista completa).

Hoje no entanto, por quaisquer meios são todos os judeus com esses apelidos kohanim. Além disso, alguns "Kohen" - tipo sobrenomes são consideradas as mais fortes indicações de estado do que outros. "Cohen" é um dos mais difíceis de comprovar, devido à sua mera uniformização.

Em Israel contemporâneo "Moshe Cohen" é o equivalente de "José da Silva" em Portugal e no Brasil - ou seja, provavelmente o mais comum de nomes.

Ver também

Referências

  1. «Kohen Gadol». Chabad.org. Consultado em 16 de março de 2022 
  2. Jewish Encyclopedia, Cohen [em linha]
  3. Hammer, Behar, et. al, Extended Y Chromosome haplotypes resolve multiple and unique lineages of the Jewish Priesthood. Human Genetics (2009) 126:707-717
  4. [1]

Ligações externas

talvez você goste