𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Coelhinho da Páscoa

Família de coelhos da páscoa em madeira (artesanato alemão)

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.[1] No sul do Brasil, nas regiões bilíngues, o Coelhinho da Páscoa também é chamado de Osterhoos no dialeto Riograndenser Hunsrückisch, e Osterhase no Alemão padrão.

No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.[2] Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas[3], e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.[4]

Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.[4] Desde então as crianças sempre acreditaram no coelhinho da páscoa, a história que seus pais contavam para elas. O Coelhinho da Páscoa é a principal atração entre as crianças.

Referências

  1. «Descubra a origem da lenda do coelhinho da Páscoa». 6 de Março de 2013. Consultado em 19 de Agosto de 2013 
  2. «História da Páscoa». Consultado em 19 de Agosto de 2013 
  3. Coutinho, Flávio (4 de Agosto de 2009). «COELHO». Consultado em 19 de Agosto de 2013 
  4. 4,0 4,1 de Barros, Jussara. «Coelho da Páscoa». Consultado em 19 de Agosto de 2013 
Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Coelhinho da Páscoa

talvez você goste