𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Clube Agrícola Chamusquense

Edifício do Clube Agrícola

O Clube Agrícola Chamusquense é uma das mais antigas e importantes associações da vila da Chamusca, congregando desde a sua fundação os principais proprietários agrícolas do concelho. Os objectivos da instituição são a defesa dos interesses agrícolas do concelho e a instrução agrícola dos seus associados. Desde o seu início, o Clube teve também uma marcada vocação recreativa, promovendo periodicamente reuniões sociais de convívio para os seus membros, tais como bailes e torneios de vários jogos.

O actual Clube Agrícola Chamusquense teve origem na fusão, levada a cabo a 5 de Março de 1911, entre duas associações recreativas já então existentes na vila – o Grémio Agrícola Chamusquense, fundado a 24 de Novembro de 1900, e o Clube União Chamusquense – resultando de uma ideia da parte do Dr. José Maria Correia Gonçalves. Os estatutos da nova colectividade são publicados em 1916.[1] Mais tarde, a instituição viu o seu nome alterado para o actual, de modo a não ser confundida com os grémios agrícolas criados pela política corporativista do Estado Novo.

O edifício que serve de sede ao Clube foi construído em 1912 e é um dos mais emblemáticos edifícios da vila, constituindo mesmo um verdadeiro ex libris.[2] Este edifício é um exemplo marcante de arquitectura civil do estilo Arte Nova.[1] Este estilo arquitectónico é facilmente reconhecível nos azulejos com motivos arabescos, representando flores estilizadas, do friso que circunda toda a construção ao nível do beirado, e no trabalho de ferro forjado que guarnece as janelas e as portas, de que é exemplo máximo a pala de ferro e vidro colocada sobre a porta principal.[1] No entanto, o elemento mais emblemático da estética Arte Nova é o magnífico vitral da fachada principal do edifício, que encima a porta principal.[1] Neste vitral, encontra-se representada alegoricamente a actividade agrícola à qual a maioria dos seus membros se encontra ligada, sob a forma de uma ceifeira rodeada por enrolamentos de videira.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 «Monumentos». www.monumentos.gov.pt (em English). Consultado em 18 de maio de 2021 
  2. «Clube Agrícola na Chamusca - Eu Gosto De Santarém». www.eugostodesantarem.pt. Consultado em 18 de maio de 2021 
Ícone de esboço Este sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste