𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Club Ferro Carril Oeste

Ferro Carril Oeste
Escudo del Club Ferro Carril Oeste.svg
Nome Club Ferro Carril Oeste
Alcunhas Verdolaga
Oeste
El Tren Verde
FCO
Torcedor(a)/Adepto(a) Ferroviarios
Principal rival Predefinição:Futebol Vélez Sársfield
Fundação 28 de julho de 1904 (120 anos)
Estádio Arquitecto Ricardo
Etcheverri
Capacidade 24.442 Pessoas
Localização Buenos Aires, Argentina
Presidente Carlos Daniel Pandolfi
Treinador(a) Sergio Gómez
Material (d)esportivo Sport Lyon
Competição Primera B Nacional
Website Predefinição:Url
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
O brasileiro Rodrigues Neto jogou no Ferro Carril Oeste entre 1978 e 1981.

O Club Ferro Carril Oeste é um do clube argentino sediado no bairro de Caballito, em Buenos Aires. Além do futebol, existem outras práticas esportivas, como vôlei, basquete e natação.

História

Em 28 de julho de 1904, realizou-se a fundação do clube, onde participaram diversos funcionários das repartições da Ferro Carril Oeste. Em 12 de agosto, ficou decidido que o clube se chamaria “Club Atlético Ferro Carril Oeste de Buenos Aires”, mas anos adiante seria adotado o nome atual “Club Ferro Carril Oeste”. O clube foi fundado onde fica a atual estação Caballito. Até a década de 1930, o Ferro Carril foi administrado somente por funcionários da empresa.

A primeira comissão do clube foi presidida por Willian Beeston e o engenheiro David Simson foi o primeiro administrador, que colaborou muito na fundação do Ferro. Os fundadores conseguiram que a empresa lhes cedessem terrenos. Assim sendo, levantaram o estádio que se inaugurou em 1905. É um dos poucos com estrutura de madeira e tem capacidade para 22.400 pessoas.

A primeira arquibancada do clube de 1905, era composta por madeira e zinco e um incêndio destruiu completamente em 6 de setembro de 1931.

Dados do clube

É um dos clubes mais importantes e respeitados do futebol argentino, tendo sido campeão nacional em duas oportunidades (1982 e 1984), contando com um grande números de torcedores na cidade de Buenos Aires. Seu maior rival é o Vélez Sársfield, e os dois clubes protagonizam o Clássico do Oeste.

Sua sede social situa-se na Rua Federico García Lorca, 350 e seu estádio, chamado Arquitecto Ricardo Etcheverri, localiza-se na Avenida Avellaneda, 1240, ambos em Buenos Aires.

Símbolos e cores

As cores atuais do Ferro Carril são verde e branco. Dizem que foi adotado devido na região do clube existia uma grande quantidade de plantações de árvores e verduras, ainda que muitos dizem que seriam as cores da bandeira da companhia Ferro Carril. O certo é que F.J. Day, secretário, teve esta tarefa de apresentar os uniformes do clube, e ele apresentou uma camisa branca que levava no lado esquerdo um escudo em forma de coração e no centro deste as iniciais bordadas em branco. Logo, segundo algumas crônicas, foram adotadas as cores do time inglês do Aston Villa (vinho e azul celeste). Finalmente, a cor verde entrou na história do Ferro, em 1912, após vencer o Racing Club por 2 a 1 na final da Divisão Intermediária, numa época que o futebol ainda respirava o amadorismo.

Jogadores históricos

Títulos

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Trofeo-mini-copa-alumni.png Campeonato Argentino 2 1982 e 1984
WikiCup Trophy Gold.png Primera B Nacional 5 1958, 1963, 1969, 1970 e 1978.
WikiCup Trophy Gold.png Primera B Metropolitana 2 1909 e 2002-03

Outras conquistas

  • Copa San Martín de Tours: 1983, 1987 e 1990
  • Troféu Comuna de Caballito: 2007

Basquete

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Club Ferro Carril Oeste
Bandeira de ArgentinaSoccer icon Este sobre clubes de futebol argentinos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Campeonato Argentino de Futebol

talvez você goste