𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cinha Jardim

Cinha Jardim
Nome completo Maria da Graça de Sousa Pereira Jardim
Nascimento 22 de dezembro de 1956 (67 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Beira, Moçambique
Nacionalidade Portugal Portugal

Cinha Jardim, nome profissional de Maria da Graça de Sousa Pereira Jardim, (Beira, Moçambique; 22 de Dezembro de 1956) é uma socialite portuguesa.[1]

Cinha Jardim é filha do engenheiro e empresário Jorge Jardim, uma destacada figura dos últimos anos do Estado Novo, radicado em Moçambique, para onde foi como espião de Salazar e autor do livro Moçambique, Terra Queimada. É a oitava de 12 irmãos biológicos — nove raparigas e três rapazes — e ainda uma irmã adotada, de ascendência chinesa. Foi em Moçambique que cresceram e estabeleceram raízes. Cinha tinha 26 anos quando o seu pai morreu, em 1982.

Em finais dos anos 80 casa com o empresário do Porto Raúl Leitão. Deste casamento, nasceram as suas únicas filhas: Catarina Jardim Leitão, mais conhecida por Pimpinha Jardim e Carolina Jardim Leitão, conhecida como Isaurinha.[2]

O casal divorciou-se na primeira metade dos anos 90. Cinha Jardim e as filhas mudaram-se para Lisboa. Teve um romance com Pedro Santana Lopes, à época ex-Secretário de Estado de Aníbal Cavaco Silva, que foi intensamente acompanhado pelos media.

Foi comentadora televisiva sobre futebol, organizou festas e eventos, apresentou talk shows, entre outras atividades.

Participou em dois reality shows portugueses, da estação televisiva TVI: Quinta das Celebridades e Big Brother Famosos 1; teve uma rubrica no programa Você na TV!, com Lili Caneças e Flávio Furtado, intitulada "Dizem Elas", e teve outra no programa As Tardes da Júlia, com Duarte Siopa e Pedro Ramos e Ramos.

No dia 12 de Março de 2010, nasceu o seu primeiro neto, Francisco Maria, filho de Pimpinha Jardim e Francisco Spínola. Foi comentadora do programa Big Brother VIP da TVI às quartas-feiras no Extra, onde foi concorrente em 2002. Visitou a Casa do Big Brother VIP na Gala do dia 7 de Julho de 2013, fincando lá a dormir até ao dia seguinte.

Foi comentadora do "Late Night Secret" do Secret Story 7, do Secret Story: O Reecontro e ainda da rubrica "crónica social" no programa de Manuel Luís Goucha, Você na TV!

Atualmente é comentadora do Big Brother e do programa Dois às 10, na TVI.

Controvérsias

A 26 de abril de 2018, a Associação Internacional de Gays e Lésbicas de Portugal comunicou que interpôs uma queixa junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, atendendo à socialite se ter referido coloquialmente a dois concorrentes da "Casa dos Segredos" como "paneleirotes".[3]

Referências

talvez você goste