𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Chrysolepis

Predefinição:Automatic taxobox

Chrysolepis é um pequeno gênero de plantas da família Fagaceae, endêmica do oeste dos Estados Unidos. Suas duas espécies têm o nome comum de chinquapin. O gênero ocorre do oeste de Washington ao sul até as Cordilheiras Transversais no sul da Califórnia e a leste em Nevada.

Descrição

Chrysolepis são árvores e arbustos perenes com folhas simples e inteiras (sem dentes) com uma densa camada de escamas douradas na parte inferior e uma camada mais fina na parte superior; as folhas persistem por 3-4 anos antes de cair.

A fruta é uma cúpula densamente espinhosa contendo 1-3 nozes doces e comestíveis,[1] comidas pelos povos indígenas . A fruta também fornece comida para esquilos.[1]

Chrysolepis está relacionado ao gênero subtropical do sudeste asiático Castanopsis (no qual foi anteriormente incluído), mas difere pelas nozes serem triangulares e totalmente fechadas em uma cúpula seccionada e por terem amentilhos bissexuais. Chrysolepis também difere de outro gênero aliado Castanea (castanhas), em nozes que levam de 14 a 16 meses para amadurecer (3 a 5 meses em Castanea), folhas perenes e brotos com um botão terminal.

Espécies

Existem duas espécies de Chrysolepis - Chrysolepis chrysophylla e Chrysolepis sempervirens - que, como muitas espécies dos gêneros relacionados de Castanopsis e Castanea, são chamadas de chinquapin, também escrito "chinkapin".

Imagem Nome Nome comum Descrição Distribuição
Chrysolepis chrysophylla foliage and fruit Big Basin State Park.jpg Chrysolepis chrysophylla chinquapin dourado ou chinquapin gigante Uma árvore atingindo Predefinição:Cvt de altura, ou às vezes um arbusto de 3 a Predefinição:Cvt de altura. Chrysolepis chrysophylla cresce em altitudes mais baixas do que C. sempervirens, do nível do mar a Predefinição:Cvt, raramente Predefinição:Cvt . As folhas são Predefinição:Cvt comprimento, com um ápice agudo (pontiagudo). A casca é grossa e áspera. Ocorre em áreas costeiras da Costa do Pacífico, de Washington, perto de Seattle, ao sul, até a área de San Luis Obispo, na Califórnia Coast Ranges . Há também uma pequena distribuição populacional disjunta no norte de Sierra Nevada a leste do Vale do Sacramento
Chrysolepis sempervirens Owens Valley.jpg Chrysolepis sempervirens chinquapin de arbusto Um arbusto de apenas Predefinição:Cvt de altura. Chrysolepis sempervirens cresce principalmente em altitudes elevadas, Predefinição:Cvt altitude. As folhas são menores, Predefinição:Cvt comprimento, com um ápice obtuso (pontiagudo ou arredondado). A casca é fina e lisa. Ocorre no interior do sudoeste do Oregon e da Califórnia, nas montanhas Klamath, em toda a cordilheira de Serra Nevada, e nas montanhas San Gabriel, San Bernardino e San Jacinto das cordilheiras transversais do sul da Califórnia .

Referências

  1. 1,0 1,1 Little, Elbert L. (1994) [1980]. The Audubon Society Field Guide to North American Trees: Western Region Chanticleer Press ed. [S.l.]: Knopf. ISBN 0394507614 

Ligações externas

Predefinição:Commons category multi

Predefinição:Taxonbar

talvez você goste