𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Chevrolet Cobalt (2004)

Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o carro norte-americano lançado em 2004. Para o carro produzido para mercados emergentes desde 2011, veja Chevrolet Cobalt (2011).
Chevrolet Cobalt
Cobalt
Visão geral
Nomes
alternativos
Pontiac G4 (Mexico, 2005 – 2006)
Pontiac G5 Pursuit (2006, Canadá)
Pontiac Pursuit (2005 – 2006, Canadá)
Pontiac G5 (2007 – 2010)
Produção 20052010
Fabricante Chevrolet, grupo General Motors
Modelo
Classe Compacto
Carroceria Sedan
Cronologia
Chevrolet Cavalier
Chevrolet Cruze
Buick Verano

O Cobalt foi um sedan compacto produzido pela Chevrolet para o mercado norte-americano entre os anos de 2004 a 2010. Foi substituído nos EUA pelo Chevrolet Cruze.

História

Nos EUA o Cobalt era disponível nas versões cupê e sedã, baseado na plataforma Delta da GM, que também era partilhada com o Chevrolet HHR, Pontiac G5, Astra (Opel, Vauxhall, Holden, Marques e Saturn), e Opel Zafira. Entre as versões disponíveis, também havia uma variante Super Sport. Todos Cobalts foram produzidos na fábrica da GM em Lordstown, Ohio. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o Cobalt é um subcompacto.

A partir de 2009, a Chevrolet lançou o sucessor global do Cobalt, o Chevrolet Cruze (baseado na nova plataforma Delta II), primeiramente introduzido na Europa e depois, em 2010, nos Estados Unidos. A produção do Cobalt terminou em junho de 2010. A nova geração foi lançada em 2011 especialmente para os mercados latino-americanos.

Especificações

A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, tendo uma barra de torção semi-independente na parte traseira. A distância entre-eixos é de 2,62m, a largura é de 1,73m. O peso é de mediano, 1.216 kg para o cupê e 1.246 kg para o sedan. A potência do motor aumentou para 155 cv.

Mudanças

2006: LT é comercializado como um pacote de gama média, o nível de acabamento superior era a LTZ. Além disso, como a maioria dos outros veículos da GM esse ano, a marca da GM símbolo Excelência foi adicionado em ambos os para-lamas dianteiros perto das portas.

2007: Ambos os motores foram preparados para proporcionarem mais potência, mantendo a mesma economia de combustível. O 2.2L Ecotec disponibilizava 148 cavalos, já a 2,4L Ecotec, 173 hp. Outras mudanças proporcionavam um volante, novo console, novos e nova unidade de cabeça de rádio que apresenta uma entrada de áudio.

2008: O 2,4L de aspiração natural, de alta potência SS cupê e sedã SS foram renomeados para apenas "Sport Coupe" e "Sport Sedan", respectivamente. O novo Cobalt SS possuía um motor de 260 cavalos turboalimentado, substituindo o motor Supercharged que foi oferecido 2005-2007. Airbags laterais para melhorar a segurança e leitor de MP3 tornam-se padrão ao invés de opcionais. É introduzido o sistema de controle de estabilidade StabiliTrak.

2009: O 2,4L de aspiração natural são substituídos pelo motor 2,2L proporcionando assim uma maior economia de combustível e maior potência. o Sedan SS foi adicionado à programação. Três cores exteriores foram alteradas, e as cores neutras interior excluída. capacidades Bluetooth foram adicionadas, assim como a opção por um indicador de performance reconfigurável. A RPD, disponível apenas no cupê SS, pode ler dados de saída de vários motores e alterar as configurações de desempenho.

Segurança

De acordo com o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) o Cobalt tem classificação "Boa" para colisões frontais. No entanto, ele recebe um "Ruim" para impactos laterais, sem airbags de cortina laterais, e uma pontuação de "Aceitável" com airbags de cortina laterais. Em 2008, airbags de cortina laterais se tornaram padrão, mas a estrutura do Cobalt permanece a mesmo e, consequentemente, na estrutura categoria de segurança do impacto do IIHS, o Cobalt recebe uma pontuação de "Ruim". Airbags laterais são limitadas ao tipo de cortina, airbags laterais do tronco do tipo não estão disponíveis. De acordo com as medições do IIHS é levado prejuízo no teste de impacto lateral do tronco do condutor é dada uma pontuação de "Marginal".

Problemas

No início de 2007, 98.000 cupês Cobalt do ano 2005-06 foram retirados do mercado depois que se descobriu que não atendiam aos requisitos de segurança federais, devido à falta de proteção adequada em uma área específica. Isto resultou em uma vulnerabilidade inaceitável para lesões na cabeça, apesar de a GM alegar que a vulnerabilidade afetaria apenas os motoristas que não usassem cinto de segurança.

Em 2 de marco de 2010, a GM anunciou um recall de 1,3 milhão de carros compactos na América do Norte, incluindo o Chevrolet Cobalt, devido a problemas de direcção assistida. GM planeja fixar modelos mais antigos antes de fixar os modelos atuais, como o carro foi substituído pelo Chevrolet Cruze no final de 2010. O Pontiac G5 e suas variantes internacionais também foram afetados, apesar de a GM já tinha terminado a produção da marca Pontiac por esse ponto.[1]

Referências

  1. Fábio Trindade (3 de março de 2010). «Recall 2 – GM convoca 1,3 milhão de veículos na América do Norte por problema na direção». Carplace. Consultado em 13 de outubro de 2014. Arquivado do original em 21 de outubro de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chevrolet Cobalt (2004)

Predefinição:GMBRA Predefinição:Chevrolet

Ícone de esboço Este sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste