Chaitanya Mahaprabhu | |
---|---|
Chaitanya Mahaprabhu ou Caitanya Mahaprabhu, (em Bengali চৈতন্য মহাপ্রভূ ) (Nabadwip, 1486 - Puri, 1534), apareceu na região da Bengala (Índia) do século XVI e é expoente da tradição Vedanta de Bhakti-Yoga.
É aceito como o propagador do mantra Hare Krishna como meio de elevação espiritual na linha de pensamento Vedanta de Acintya-Bheda-Abheda. Seus seguidores ou devotos são denominados “Gaudiya Vaishnavas” e o reverenciam como a encarnação (avatar) da Suprema Personalidade de Deus Sri Krishna para a era de Kali Yuga, a era das desavenças. A aparição de Caitanya (o nome também é escrito desta maneira sem a letra 'h') é considerada a encarnação do Avatar Dourado, a personificação do Devoto Divino, aquele que manifesta a prática da Bhakti-Yoga, o Serviço Devocional ao servo do servo do servo de Deus.
O Senhor Chaitanya,[1] como é chamado pelos devotos, pregou que como seres espirituais somos unos em qualidade para com Deus, contudo diferentes quanto a quantidade. Isto é chamado acintya-bheda-abheda-tattva, ou seja igualdade e diferença simultâneas e inconcebíveis. Mas como ensinamento fundamental foi a prática do cantar dos Santos Nomes de Deus através do mantra: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare; aceito como o único caminho seguro para a elevação espiritual, para a autorrealização verdadeira.
Referências
- ↑ «O Senhor Chaitanya Mahaprabhu | PT». pt.krishna.com (em English). Consultado em 1 de março de 2018