Os centros de história da família (CHF) são locais de pesquisa genealógica ligados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 2015, havia mais de 2 100 CHF em 140 países[1], sendo coordenados pela entidade denominada FamilySearch, cuja sede se localiza na cidade de Salt Lake City (Utah) nos Estados Unidos da América.
Fundada em 13 de novembro de 1894, a Sociedade Genealógica de Utah, hoje FamilySearch, disponibiliza online e nos CHF um gigantesco banco de dados genealógico, possivelmente o maior do mundo desta natureza. São mais de dois bilhões de microfilmes (boa parte já digitalizada) que reproduzem os seguintes registros:
- assentos de registro civil (registros de nascimento, casamento e óbito)
- assentos de registro paroquial (registros de batismo, casamento religioso e morte)
- censos de população
- listas de passageiros de navios
- listas de hospedarias de imigrantes
- livros sobre temas da genealogia (livros de famílias ilustres, brasonários etc.)
Os CHF normalmente são geridos por voluntários membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e são abertos a todos os cidadãos, independentemente da sua religião.
A depender de contratos com as instituições que guardam determinados registros, somente durante pesquisa presencial num CHF é possível ter acesso aos livros digitalizados para consulta[2].
Referências
- ↑ Mormon Newsroom, March 4, 2018.
- ↑ Trace.com. «Viewing Restricted FamilySearch Collections». Consultado em 9 de junho de 2020