𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cefeu

Cefeu, na mitologia grega é pai de Andrômeda, marido de Cassiopeia[1] e rei da Etiópia (na mitologia grega, a Etiópia era uma nação fenícia e não africana).

Há duas versões para os pais de Cefeu, atribuídas a Eurípedes, possivelmente são dois reis diferentes da Etiópia. Citado por Pseudo-Apolodoro, Cefeu era filho de Belo com Anquínoe, filha do Nilo[2]; seus irmãos eram Egito, Dánao[3] e Fineu[2]. Citado por Higino, Cefeu era filho de Fênix, rei da Etiópia[4].

Tácito, ao resumir a história dos judeus, menciona a teoria de que os judeus eram egípcios, e que foram forçados e emigrar por medo e ódio durante o reinado de Cefeu.[5]

Cassiopeia disse que a sua beleza excedia a beleza das nereidas[1][6], e Netuno exigiu que ela fosse sacrificada a um monstro marinho[1]. Perseu, porém, voando com sandálias aladas de Mercúrio, a libertou do perigo[1]. Quando Perseu quis se casar com Andrômeda, Cefeu e seu noivo Agenor tinham um plano para matar Perseu, mas ele usou a cabeça da Medusa para transformá-los em pedra[1]. Depois que Perseu voltou com Andrômeda, Polidecto, vendo a coragem de Perseu, tentou matá-lo a traição, mas também foi transformado em pedra[1].

Uma versão diferente e racionalizada do mito é apresentada pelo mitógrafo Conon[7]: Cefeu, irmão de Fineu, era rei de Jope e da Fenícia, que nesta época se chamava Jopia . Como havia dois pretendentes a Andrômeda, Fineu e Fênix, e Cefeu, depois de muito tempo, decidiu que ela se casaria com Fênix, não querendo entrar em conflito com o irmão, Cefeu disse que levaria Andrômeda para uma ilha deserta, onde ela sacrificava a Vênus. Fênis aproveitou a chance e levou Andromeda, em seu navio decorado com uma baleia, chamado de Cetus. Andrômeda, acreditando estar sendo raptada, gritou por socorro, o que chamou a atenção de Perseu. Este pulou para o barco com tal fúria, que deixou os marinheiros petrificados, e levou Andrômeda consigo para Argos.

É também o nome de uma constelação boreal, Cepheus, entre o Cisne, o Dragão e a Cassiopeia. Os deuses colocaram Cefeu entre as constelações para que toda a sua família fosse comemorada[4]

Árvore genealógica incompleta (falta incluir esposa e filha) baseada em Apolodoro:

Nilo
Épafo
Mênfis
Posidão
Líbia
Agenor
Belo
Anquínoe
Egito
Dânao
Cefeu
Fineu

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 Higino, Fabulae, LXIV, Andrômeda
  2. 2,0 2,1 Eurípides, citado em Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 2.1.4
  3. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 2.1.4
  4. 4,0 4,1 Eurípides, citado por Higino, Astronomica, 9, Cefeu
  5. Públio Cornélio Tácito, Histórias, Livro V, 2
  6. Eurípides e Sófocles, citados por Higino, Astronomica, 10, Cassiopeia
  7. Conon (mitógrafo), citado por Fócio, Biblioteca de Fócio, Récits de Conon, XL

talvez você goste