Catedral da BençãoPredefinição:Info/topo/imagem | |
---|---|
Orientação | Pentecostal |
Fundador | Doriel de Oliveira |
Origem | Belo Horizonte, MG, 1964 |
Localização | Taguatinga, DF |
Número de membros | 125.550 (estimativa 2010) |
Número de igrejas | mais de 3.000 templos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. |
Países em que atua | mais de 25 paises, sendo os principais Estados Unidos, Angola, Portugal e demais países da africa e Europa, etc. |
Página oficial | www |
A Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (ITEJ), também chamada de Casa da Benção, é uma denominação evangélica pentecostal, que segundo dados do Censo IBGE 2010, contava com 125.550 membros sendo a 20° maior denominação evangélica brasileira.[1]
História
O primeiro culto da Igreja Casa da Bênção foi realizado em 9 de junho de 1964, na praça Vaz de Melo, Belo Horizonte, em Minas Gerais, às 15 horas, por Doriel de Oliveira e Ruth Brunelli de Oliveira. Este foi o primeiro culto oficial, na denominação Casa da Benção, pois Doriel e Ruth já tinham realizado vários cultos como ministro da Igreja O Brasil para Cristo. Eles se reuniram por 5 meses na praça até arranjarem um templo. O crescimento foi investigado pelo DOPS (Departamento de ordem política e social 1924-1983) sendo que alguns pastores foram até presos.
Em 1969, o líder decidiu ir para o Distrito Federal, instalar uma nova sede. Nessa época a denominação já contava com 40 congregações em toda a região de Belo Horizonte. Então, em maio de 1970, o casal Oliveira, e mais 500 membros, partiram para o Distrito Federal. Ele diz ter seguido uma revelação divina, e foi publicado nos jornais que a liderança da igreja deixou Belo Horizonte, porque a cidade seria destruída por uma catástrofe. Isso fez com que o DOPS prendesse o representante legal, Ivo de Oliveira, o que foi solto após a resolução do mal-entendido.
Após se estabelecerem em Taguatinga, no Distrito Federal, onde foi construído o primeiro templo e, em 1983, deu-se o trabalho para a construção da sede mundial, a Catedral da Bênção, sendo inaugurado em 1985, durante a 21ª Convenção Nacional, com capacidade para 5 mil pessoas. Está sendo realizada a construção de uma nova catedral, que é uma ampliação da antiga. A nova catedral terá uma construção parecida com uma megaigreja norte-americana.
A igreja também está presente em 14 países como Estados Unidos, Gana, através do missionário Sammy Kweku, Angola e Portugal. Possui 2 mil templos em todo o Brasil.[carece de fontes] No Distrito Federal, a igreja possui 116 templos.
Organização
A Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus tem sistema de Governo Episcopal sendo a Convenção Nacional e o Supremo Concílio os orgãos de Governo, Liderança e Administração centrais da Igreja, que compartilha estas funções através de Superintendências Regionais,que são áreas esclisiásticas, geográficas, adminstrativas e pastorais distribuídas em todo território nacional.Os Superintendentes fazem parte da Assembléia do Supremo Concílio, com direito a voz e voto.
A Convenção Nacional e o Supremo Concílio, presididos, hoje, por Apóstolo Jair de Oliveira,que era o vice-presidente da Igreja, tendo reformado o estatuto da igreja após a morte do presidente fundador e criado os cargos de Bispos aos então missionários Wilson Ribeiro, A. C. Palaroni e Jaime Caieiro.
O Supremo Concílio coordena e dá suporte a todas as atividades da igreja. Além do Supremo Concílio, há também as sedes regionais.
A igreja também possui um seminário preparatório para pastores, o Seminário Nacional da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (SENITEJ), que foi fundado em 1997 e tem como presidente a missionária Ruth Brunelli de Oliveira, esposa de Doriel de Oliveira fundadores da igreja.
Há também o projeto Jesus em Cada Lar, que objetiva a realização de cultos nos lares.
Anualmente, desde 1965, realiza-se a Convenção Nacional, quando todas as lideranças nacionais se encontram. As cinco primeiras foram realizadas em Belo Horizonte, em Minas Gerais e, a partir da sexta, em Taguatinga, no Distrito Federal, onde desde 2001 se realiza a Convenção Mundial.
Os principais meios de comunicação são as revistas Mensagem, além de manter alguns programas de rádio e tv.
Doutrina e liturgia
Sendo uma denominãção cristã, a Casa da Bênção prega as doutrinas da Trindade, inspiração e autoridade das Escrituras e necessidade do novo nascimento. Favorece o arminianismo e aceita a doutrina pentecostal acerca do batismo no Espírito Santo, acompanhado da glossolalia e o batismo por imersão. É classificada como uma denominação pentecostal de 2ª onda, embora existam alguns que a classifiquem como de 3ª onda. Parece ter adotado ideias da Nova Reforma Apostólica, quando o fundador recebeu o título de apóstolo. Admite mulheres como pastoras.
O culto é composto de oração, louvor e pregação. Aceita a música cristã contemporânea e atualmente tem implantado na maioria das igrejas o "Trilho do salvo vencedor" que consiste em levar o novo salvo a experimentar um crescimento espiritual, se tornando atuante no trabalho de ganhar, apascentar e fazer dele um discípulo de Jesus, através do Curso de Crescimento Espiritual (CCE), Curso de Treinamento de discípulos (CTD), e Curso de multiplicação de Discípulos (CMD), e utiliza as células ou pequenos grupos para através do evangelismo, alcançar e apascentar as "ovelhas" do Senhor Jesus, através do compartilhamento da palavra e do relacionamento. Aos domingos também funciona as classes de Escola Bíblica Dominical.
Referências
- Os 40 anos da Casa da Bênção, de Isvaldino O. dos Santos (Rio de Janeiro, RJ, 2004: Editora Mensagem)
- O Apóstolo de Jesus dos Últimos Tempos, de Celso de Marco (Taguatinga, DF, 1999: Editora Mensagem)
Teses a respeito
- [ligação inativa]A Casa da Bênção de Deus: Experiência social e prática religiosa em Brasília de Neuza Caminha C. Rodrigues, UnB
- Ethos Pentecostal e Mundo do Trabalho: Uma Análise do Pentecostalismo da Casa da Bênção, de Rogério Ferreira do Nascimento, UFJF