𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Castelo de Aizuwakamatsu

Predefinição:Monumento

Castelo de Aizuwakamatsu, Japão

O Castelo de Aizuwakamatsu (em japonês 会津若松城 Aizuwakamatsu-jō) também conhecido como Castelo de Tsuruga (鶴ヶ城 Tsuruga-jō), localiza-se no centro da cidade de Aizuwakamatsu, na província de Fukushima, no norte do Japão.[1]

História

O castelo foi construído por Ashina Naomori em 1384. Denominado como Castelo Kurokawa (黒川城 Kurokawa-jō), constitui o centro militar e administrativo da região de Aizu até 1868.

Date Masamune, o maior senhor-da-guerra da área de Tohoku, lutou contra o clã Ashina durante anos, capturando o castelo em 1589. Mas cedo se submeteu a Toyotomi Hideyoshi e abdicou do castelo em 1590.

Em 1592 um novo senhor, Gamo Ujisato, redesenhou o castelo e deu-lhe o nome de Castelo Tsuruga, apesar de a população a ele se referir como Castelo Aizu ou Castelo Wakamatsu.

Durante o período Edo foi aqui que assentou o daimiô do Han de Aizu. O fundador foi Hoshina Masayuki, o filho do shogun Tokugawa Hidetada e neto de Ieyasu, ele e os seus sucessores voltaram a utilizar o nome Matsudaira. O castelo foi uma importante fortificação do xogunato Tokugawa na região de Tohoku em Honshu.

O castelo foi cercado durante a Guerra Boshin, em 1868. Passado um mês de isolamento Matsudaira Katamori rendeu-se e o castelo foi destruído pelo novo governo em 1874.

Tenshu, a maior torre do castelo, foi reconstruída em 1965, existindo no seu interior um museu e, no topo, um miradouro.

Referências

  1. «Castelo de Aizuwakamatsu». Encyclopædia Britannica Online (em English). Consultado em 16 de novembro de 2019 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Aizuwakamatsu

talvez você goste