Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2020) |
A Casa Vermelha faz parte do património edificado em Vila Nova de Foz Côa. Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
A designação escolhida – CASA VERMELHA – deve-se ao facto de, desde sempre, esta casa ter tido uma cor avermelhada que a torna única e característica. Foi mandada construir nos anos 20 do séc.XX pelo avô dos actuais proprietários e nela têm vivido desde então as três gerações seguintes.
É, portanto, uma casa de família cheia de recordações de infância, de vivências, de afectos, de tempos felizes. A construção alia uma grande robustez (paredes de pedra) a um fino gosto. No interior foram utilizadas madeiras exóticas vindas do Brasil e no exterior é possível ver alguns frontões com painéis de azulejos.
Adaptada agora a novas funções, foi restaurada, havendo todo o cuidado na preservação da traça original e na introdução de novos elementos indispensáveis às comodidades modernas. Foi classificada pelo IPPAR como “imóvel de interesse concelhio” não só pelas suas características arquitectónicas que marcaram uma época mas também pelo “cunho” especial e notório que imprime na paisagem urbana de Vila Nova de Foz Côa.
- REDIRECT Predefinição:Semimagem-arquitetura