𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cartel de Medellín

Predefinição:Info/Organização criminosa O Cartel de Medellín foi uma rede de traficantes de drogas muito bem organizada, originária da cidade de Medellín, na Colômbia. O cartel de drogas operava na Colômbia, Bolívia, Peru, Honduras, Estados Unidos, bem como no Canadá, Brasil e na Europa entre 1972 e 1993. O Cartel chegava a faturar cerca de 60 milhões de dólares por dia, isto é, 720 milhões de dólares por semana e quase 3 bilhões ao mês.[1] Dos 21 anos de existência do Cartel de Medellín, em quase todos eles, o faturamento anual com narcotráfico chegava a 40 bilhões de dólares americanos, dinheiro esse, que ia para as contas bancárias de Pablo Escobar Fundador e Líder do Cartel de Medellín.

O Cartel de Medellín foi fundado pelo traficante e terrorista Pablo Escobar em 1972, responsável pela maior parte das exportações de drogas para os Estados Unidos, Brasil, Europa e Oriente médio e se tornou o maior cartel de drogas que o mundo já viu, o maior império criminoso do mundo e Pablo Escobar seu rei.

O Cartel ganhou muito de sua força e influência após a morte de muitos políticos e traficantes rivais ao Cartel, o que o levou a se fortalecer nas sombras como uma entidade unificada, ganhando mais poder e dinheiro.

O Cartel também financiava as campanhas eleitorais de políticos da região de Medellín.[2]

O grupo MAS (Muerte a Secuestradores) era um grupo paramilitar criado no início dos anos 80 pelo cartel de Medellín em retaliação pelo sequestro de uma das irmãs dos irmãos Ochoa e outros traficantes de drogas pelo grupo Movimiento 19 de Abril, "M-19" (grupo guerrilheiro nacionalista de esquerda). Os paramilitares também assassinaram sindicalistas, jornalistas e militantes comunistas, supostamente simpatizantes de grupos guerrilheiros (FARC, ELN, M-19).

Ver também

Referências

  1. Miller Llana, Sara (25 de outubro de 2010). «Medellín,to keep the peace». The Christian Science Monitor. Consultado em 27 de setembro de 2011 
  2. «"Narcopols": Medellín Cartel "Financed" Senate Campaign of Former President Álvaro Uribe, Colombian Senators Told U.S. Embassy | National Security Archive». nsarchive.gwu.edu. Consultado em 9 de dezembro de 2018 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cartel de Medellín

Predefinição:Esboço-crime


talvez você goste