𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Carlos Navas

Carlos Navas
Carlosnavas wiki by sandrocoutinho
Informação geral
Nascimento 28 de dezembro de 1968
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) MPB
Gravadora(s) Dabliú, MoviePlay, Lua Music, Biscoito Fino, Tratore
Página oficial Site Oficial

Carlos Navas (São Paulo, 28 de dezembro de 1968) é um cantor brasileiro.

Biografia

Carlos Navas começou sua carreira em 1986 como divulgador artístico e produtor musical.
A partir de 1992 passou a participar de backing vocals e trabalhar com jingles publicitários.
Seu primeiro disco, "Pouco Pra Mim", foi lançado em 1997. Sua trajetória é marcada por projetos conceituais.

De lá para cá, já lançou outros 10 CDs: "Sua Pessoa" (2000), "Tanto Silêncio" (2003), "Algumas Canções da Arca…" (2004), "Pássaro Passará" (2005) (este, um trabalho especial sobre poemas de Sueli Batista, com participações de Tetê Espíndola e Clarisse Abujamra), "Quando o Samba Acabou - dedicado a Mário Reis (2007), ""Canções de Faz de Conta" (2007), "Tecido" (2010) e "Junte Tudo Que É Seu... Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano" (2011)

Em 2007, Navas participou de dois discos, em homenagem a duas grandes divas da música popular brasileira: "Maysa - Esta Chama Que Não vai Passar" e "Dolores - A Música de Dolores Duran".

Em abril de 2010, chegou às lojas o oitavo disco do cantor, intitulado "Tecido". O repertório incluiu inéditas de compositores como Kleber Albuquerque, Paulo Padilha, Fred Martins e Alzira Espíndola. Navas também grava temas de Edu Krieger e Paulo César Pinheiro. Um dos destaques do novo trabalho é o dueto com a cantora Lady Zu na faixa "Isso Não Vai Ficar Assim", da autoria do compositor vanguardista paulistano Itamar Assumpção.

No dia 26 de janeiro de 2011, foi lançado "Junte Tudo Que é Seu..."- Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano, nono CD de Carlos Navas. O disco mantém a já tradicional proposta do cantor de alternar trabalhos de repertório inédito com projetos especiais. O álbum é dedicado ao compositor Custódio Mesquita (1910-1945). Ele faz um passeio delicado através da obra do compositor, incluindo parcerias com Sadi Cabral, Evaldo Rui, Mário Lago e Noel Rosa . Clássicos como "Enquanto houver Saudade", "Nada Além", "Como os rios que correm pro mar", "Flauta, violão e cavaquinho", "Saia do Caminho" (de onde foi extraído o subtítulo), "Noturno em tempo de Samba", "Adivinhe Coração", "Mentirosa"e "Velho Realejo" são algumas das pérolas presentes. Mario Reis, célebre intérprete a quem Navas já homenageara no álbum de 2007, também é reverenciado através de "Prazer em Conhecê-lo" (única parceria de Custódio e Noel Rosa) e "Doutor em Samba", imortalizadas em sua voz. Participações especiais de Rosa Marya Colin (Nada Além) e Alzira E (Nossa Comédia).

Em 2012, Carlos Navas dividiu o palco com o ator Ando Camargo no espetáculo teatral/musical “Wilde Meets Porter”, sob orientação de Cássio Scapin.  No mesmo ano, gravou o prestigiado programa "Ensaio", criado e dirigido pelo jornalista Fernando Faro e transmitido pela TV Cultura de São Paulo. Licenciado diretamente pela Cultura Marcas ao artista, o programa transformou-se no primeiro DVD de Carlos Navas,com distribuição nacional pela Tratore. Em novembro de 2013, o Canal Brasil levou ao ar em seu programa "Faixa Musical" o show de lançamento do DVD "Ensaio", gravado na Sala Itaú Cultural, em São Paulo, que contou com a participação especial de Alaíde Costa. Em 2013, ele idealiza e produz o projeto "Nazareth Revisitado", onde atua como convidado especial do consagrado pianista João Carlos Assis Brasil e Alaíde Costa, a princípio como um espetáculo e, na sequência, transformado em disco, gravado ao vivo e em estúdio em apenas 4 horas. Cenas gravadas em SP e RJ são registradas em especial televisivo apresentado pelo Canal Brasil e Music Box Brazil.

Em maio de 2015, é lançado o CD "Crimes de Amor" (Independente/Tratore) com um repertório contemporâneo em arranjos completamente acústicos, calcados em sonoridades e timbres de violões e contrabaixos. O repertório apresenta composições de Claudio Nucci, Tunai, Sergio Natureza, Rodrigo Leão, Anelis Assumpção, Jerry Espíndola, Tiago Torres da Silva e Alzira E, entre outros. Jane Duboc participa da faixa "Óbvio", de Fátima Guedes. Filó Machado e seu neto, Felipe Machado, com exatos 12 anos quando da gravação do álbum, estão em "Esse Nosso Amor" (Filó/Pedro Marcio Agi). O novo trabalho traz como faixa bônus a versão dançante de "Isso Não Vai Ficar Assim", dueto de Navas e Lady Zu, em remix realizado pelo espanhol Enrique "Quique" Gimeno, que vem sendo executado nas pistas de dança na região de Ibiza. O álbum recebeu elogios da crítica e teve show de lançamento no Tom Jazz (SP) em junho.

Em setembro de 2016, lança, no formato exclusivamente digital, o single "O Chamado", regravação do hit de Marina Lima (parceria com Giovanni Bizzotto), de 1993. Numa releitura intimista, Navas é acompanhado apenas pelo piano acústico de Lisandro Massa.

Em 2017, é convidado pelo músico Guga Stroeter para ser a voz do espetáculo em Homenagem aos 30 anos do quinteto de jazz Nouvelle Cuisine.

Entre os diversos espetáculos que apresenta Brasil afora, destacam se "Por um Triz" e "Tributo a Vinicius de Moraes", em que divide o palco com a atriz Clarisse Abujamra, "Guimarães Rosa - O Feiticeiro das Palavras", "Clariceando - A Magia de Clarice Lispector", "A Fina Flor do Samba" e o musical "Chico e Vinicius para Crianças".

Discografia

Álbuns

"Pouco Pra Mim" (Dabliú Records, 1997)
"Sua Pessoa" (Dabliú Records, 2000)
"Tanto Silêncio - Acústico" (Movieplay, 2003)
"Algumas Canções da Arca..." (Movieplay, 2004)
"Pássaro passará - A Lira em Tom Maior" (Independente, 2006)
"Quando o Samba Acabou - Dedicado a Mario Reis" (Lua Music, 2007)
"Canções de Faz de Conta" (Lua Music, 2007)
"Tecido" (Lua Music, 2010)
"Junte Tudo Que é Seu... - Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano" (Tratore, 2011)
"Crimes de Amor" (Independente, 2015)

Singles

"O Chamado" (Composição de Giovanni Bizzoto e Marina Lima) - (Independente/Tratore, 2016) - Exclusivamente no formato digital.

Participações Especiais

"Maysa - Esta Chama Que Não vai Passar" (Biscoito Fino, 2007) - Faixa "Resposta"

"Dolores - A Música de Dolores Duran" (Lua Music, 2007) - Faixa "Idéias Erradas"

"Rubens Lisboa por Tantas Vozes" (Discobertas/Tratore)2011) - Faixa "O Um"

"Nazareth Revisitado" de João Carlos Assis Brasil (Independente/Tratore) 2013 - Faixas: "Bambino" e "Odeon"

"Intersecção" de Marcos Ozzellin (Independente/2015) - Faixa: "Paulista"

"As Cores do Poeta", de Monique Aragão com poemas de Cecília Bastos (2016) - Faixa "Obrigada, meu bem"

"Ascensão", de Serena Assumpção (Selo Sesc/2016) - Faixa "Obaluiaê" (com voz lead de Filipe Catto e vozes de Juliana Kehl e Marcello Pretto)

DVD

"Ensaio" (Independente/Cultura Marcas/Tratore, 2013)
'

Ligações externas

www.carlosnavas.com.br

talvez você goste