Este artigo não cita fontes confiáveis. (Fevereiro de 2015) |
Carlos Filipe Fernandes da Silva Gonçalves (Mindelo, 12 de Outubro de 1950), jornalista e investigador de Cabo Verde, ex-director da Rádio Comercial, autor do livro intitulado Kap Verd Band. Na obra, com 250 páginas, Carlos Gonçalves reúne entrevistas, conversas e pesquisas de fundo sobre documentação escrita de vários autores, desde o princípio até o fim do século XX, sobre a música de Cabo Verde.
Biografia
Carlos Filipe Fernandes da Silva Gonçalves nasceu a 12 de Outubro de 1950 no Mindelo (Cabo Verde). Filho de Arnaldo da Silva Gonçalves e de Ivone Aida Lopes Fernandes Ramos. Carlos Gonçalves pertence a uma família de grandes figuras literárias, incluindo seu tio António Aurélio Gonçalves, sua tia Orlanda Amarílis Lopes Rodrigues Fernandes Ferreira, seu avô materno Armando Napoleão Rodrigues Fernandes, que publicou o primeiro dicionário de língua crioula-portuguesa em Cabo Verde e Baltazar Lopes da Silva.
Obra
Autor do livro intitulado Kap Verd Band. Na obra, com 250 páginas, Carlos Gonçalves reúne entrevistas, conversas e pesquisas de fundo sobre documentação escrita de vários autores, desde o princípio até o fim do século XX, sobre a música de Cabo Verde.
O autor inclui uma análise sobre todos os géneros musicais cabo-verdianos, nomeadamente colá, festa da bandeira, batuque, tabanca, cantigas de trabalho, entre outros. Ele faz ainda uma descrição dos instrumentos musicais que fazem parte da história da música cabo-verdiana, os conjuntos, as vozes, a discografia, o nascimento das editoras e as rainhas da nossa música.
Trata-se de uma edição de luxo, com alta qualidade gráfica. A edição é do Instituto do Arquivo Historico Nacional e será distribuido e comercializado pelo Instituto da Biblioteca Nacional.
O livro com mais de 250 páginas, amplamente ilustrado com várias dezenas de fotos, algumas históricas e raras.