Definição
Um carborano é um conjunto composto de átomos de Boro e Carbono. Como muitos dos boranos relacionados, esses conjuntos são poliedros, e são similarmente classificados com prefixos como closo, nido, aracno, hipno, etc. baseado em sua estrutura: um poliedro completo é closo-; um poliedro no qual falta um vértice é nido-; um no qual faltam dois é aracno-; e assim por diante.
Exemplos
Dois exemplos interessantes de carboranos são os closo-carboranos icosaédricos extremamente estáveis:
- O neutro C2B10H12, que tem sido explorado para uso em um grande número de aplicações, de polímeros resistentes ao calor a aplicações medicinais.
- O negativamente carregado CB11H12—, que tem sido usado para fazer sólidos superácidos que são mais de 1000 vezes mais fortes que o ácido sulfúrico.
O carborano superácido H(CHB11Cl11) [1] é um milhão de vezes mais forte que o ácido sulfúrico mas completamente não corrosivo. A razão para tal fato é que o ânion ácido CHB11Cl11- é muito estável e não reativo. Esse ácido é o único conhecido que consegue protonizar fulereno C60 sem decompô-lo.[2] [3]
Síntese
C2B10H12 pode ser preparado através da reação de decaborano com sulfeto dietil[4]:
B10H14 + 2 (CH3CH2)2S → B10H12(Et2S)2 + H2
B10H12(Et2S)2 + C2H2 → C2B10H12 + (CH3CH2)2S + H2
Carboranos pertencem a uma classe maior de compostos organoboranos.
Ver também
Ligações externas
Referências
- ↑ Note que o próton acídico não é o ligado ao carborano, mas é o counterion não mostrado
- ↑ The Strongest Isolable Acid Mark Juhasz, Stephan Hoffmann, Evgenii Stoyanov, Kee-Chan Kim, Christopher A. Reed, Angewandte Chemie International Edition Abstrato (em inglês)
- ↑ Carborane acids. New ‘‘strong yet gentle’’ acids for organic and inorganic chemistry Christopher A. Reed Chem. Commun. Abstrato (em inglês) Artigo completo no website do Grupo Reed (em inglês)
- ↑ Modern Inorganic Chemistry W.L. Jolly