𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Capitania de São Tomé

Predefinição:Estado extinto

Reconstituição da Vila da Rainha, fundada às margens do Rio Paraíba do sul.

A Capitania de São Tomé, igualmente denominada Campos dos Goytacazes[1] e também conhecida como Capitania do Paraíba do Sul, foi criada em 1536 como uma das quinze parcelas do território brasileiro entregues pelo rei de Portugal, Dom João III de Portugal, a donatários em regime de hereditariedade. A capitania foi doada a Pero de Góis e ficava compreendida entre as atuais cidades de Itapemirim (Espírito Santo) e Macaé (Rio de Janeiro). Basicamente formada pelo sul do ES e norte fluminense (baixo Paraíba).

O donatário fundou uma vila e começou um incipiente cultivo de cana-de-açúcar, mas a colonização foi muito hostilizada pelas populações autóctones. O território ficaria praticamente abandonado até que em 1619, a capitania foi renunciada a favor da Coroa portuguesa e posteriormente absorvida pela Capitania do Rio de Janeiro.

Pero de Góis era um dos 12 donatários mais confiados pelo rei D. João III, tão quanto Pero Lopes de Sousa. Apesar disso, recebeu posse de três Capitanias Hereditárias, mas nenhuma prosperou.

Esta capitania ficará depois entregue à família Correia de Sã, titular do título Viscondes de Asseca[2].

Ver também

Referências

Ligações externas

Predefinição:Espírito Santo (estado)

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Antigos estados e territórios do Brasil
Ícone de esboço Este sobre História do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste