𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Capitão do mato

Predefinição:Sem notas

Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados, veja Capitão-do-mato.
O caçador de recompensas procurando por escravos fugitivos
(Rugendas, 1823)

No Brasil, o capitão do mato foi o serviçal de uma fazenda ou feitoria encarregado da captura de escravos fugitivos.[1][2] Na sociedade brasileira gozavam de pouquíssimo prestígio social e eram suspeitos de sequestrar escravos apanhados ao acaso, esperando vê-los declarados em fuga, para devolvê-los aos donos mediante o pagamento de recompensa.[2]

No final da escravidão, em 1887-88, quando os escravos fugiam em massa das fazendas da Província de São Paulo, os chefes do Exército, ainda gozando do prestígio de combatentes da guerra do Paraguai, recusaram-se a assumir a desprezada tarefa de capturar escravos[3].

Nas artes

O artista alemão Rugendas, viajando pelo Brasil (1822-1825), retratou um capitão do mato negro, montado a cavalo e puxando um cativo (também negro) com uma corda.

O literato Machado de Assis, também retratou a figura do capitão do mato em seu conto "Pai contra mãe", publicado em 1906 no livro Relíquias da Casa Velha. O protagonista, Cândido Neves, é um homem branco e pobre que por conta de suas condições sociais obriga-se à levar a vida neste "ofício do tempo". A questão de ser um trabalho nada bem visto pela sociedade, contudo necessário, é muito bem alegorizado por Machado em seu conto[4].

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. «O processo de escravidão no Brasil» 
  2. 2,0 2,1 Douglas Nascimento (2013). «Os repugnantes anúncios de escravos em jornais do Século 19» 
  3. DORATIOTO, Francisco Fernando M. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
  4. ASSIS, Machado. Pai contra Mãe. In.: ASSIS, Machado. Relíquias da Casa Velha. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1906.

ASSIS, Machado. Pai contra Mãe. In.: ASSIS, Machado. Relíquias da Casa Velha. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1906.

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

talvez você goste