𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Capitão Marvel Jr.

Predefinição:Info/Personagem fictícia Shazam Jr., conhecido como Capitão Marvel Júnior até 2011, é um herói fictício da DC Comics, e originalmente propriedade da Fawcett Comics. Ele é conhecido por ser uma versão mirim do Capitão Marvel.

Histórico

Freddy Freeman acompanhava seu avô em uma trivial pescaria quando ambos foram atacados pelo temível Capitão Nazista, durante uma batalha entre Capitão Marvel e Mary Marvel. O avô de Freddy foi morto e Freddy atingido por uma rajada do Capitão Nazi. Billy e Mary Batson solicitaram ao Mago Shazam que restaurasse a saúde de Freddy. O mago disse que seu poder não poderia fazer nada. Os irmãos Marvel entenderam: Cabia a eles ajudar Freddy. Então os irmãos doaram uma porção do poder de Shazam para Freddy, permitindo que o mesmo, ao pronunciar “Capitão Marvel”, transformar-se em Capitão Marvel Júnior.

Capitão Marvel Júnior continuou agindo em Fawcett City junto aos outros Marvels. Embora usasse o codinome de Capitão Marvel Júnior, Freddy adotou o apelido de CM3.


Na série de 1970, foi definido que o Kid Eternidade era irmão do Capitão. O personagem, inominado até então, recebeu o nome de Christofer "Kit" Freeman. Essa fase é pré-Crise Nas Infinitas Terras. Não se sabe se a versão atual do Kid Eternidade ainda tem esses laços familiares, embora ainda se chame Kit Freeman. Vale lembrar que o Kid Eternidade foi colocado na Terra S mas pertencia a outra editora (Quality Comics), não à da Família Marvel (Fawcet Comics).


Freddy ajudou os Titãs a libertarem Supergirl e Limite da organização sinistra conhecida como “A Veia”, determinada a eliminar qualquer rastro alienígena na Terra. Após este evento, Loren Júpiter decidiu desfazer o time, mas Argenta decidiu reunir o grupo mais uma vez. Uma série de heróis pretendia se juntar ao grupo. CM3 estava entre eles. “A Veia” aproveitou a oportunidade e decidiu atacar a equipe. Os Titãs ficaram impressionados com o heroísmo de Freddy e o aceitaram como membro. Freddy, neste período, se interessou por Argenta. Embora tenham saído juntos uma só vez, o encontro foi um desastre. Em seguida, o grupo se desfez oficialmente.


Freddy ajudou os Titãs em outras circunstâncias, como quando enfrentaram o Império Technis e contra Dr. Luz, recentemente. Após o confronto com o Império Technis, Matt Logan, primo de Garfield Logan, idealizou um grupo de Titãs na Costa Oeste dos E.U.A. Sob a relutante aceitação de Gar em participar dos então Titãs L.A., alguns heróis se juntaram ao grupo, composto por: Mutano, Labareda, Arauto, Abelha, Capitão Marvel Jr. Terra, Hero Cruz e Bushido. Mas o grupo nem chegou a existir realmente. CM3 continuou ajudando os Marvels em Fawcett City, mas ajudava os Titãs quando solicitado. Recentemente, CM3 se juntou aos Renegados. Após os eventos de “Crise Infinita”, Freddy juntou-se novamente aos Titãs, mas sua permanência no grupo foi curta.

Poderes

Ao pronunciar “Shazam.”, Freddy se transforma em CMJ(Capitão Marvel Jr). Ele possui uma porção do poder de Shazam: a sabedoria de Salomão; a força de Hércules; a coragem de Aquiles; o poder de Zeus; a resistência de Atlas e a velocidade de Mercúrio. Quando Billy e Mary não estão usando seus poderes, Freddy detém todo o poder de Shazam.

Elvis Presley

O cantor Elvis Presley era um grande fã do Capitão Marvel Jr., seu corte de cabelo era inspirado no herói, bem como algumas de suas roupas.[1]

Outras versões

Revista Bravo

Em abril de 1950, a revista belga Bravo publicou sua própria versão do Capitão Marvel Jr., desenhada por Albert Uderzo, mais tarde conhecido como o artista de Asterix. Nesta versão Freddy Freeman, embora aleijado, tenta salvar a vida do doutor Satano que construiu uma máquina projetada para ajudá-lo a dominar o mundo, mas tem causado uma série de explosões em seu laboratório. A máquina dá os superpoderes e as roupas azuis do Capitão Marvel, tanto para Freddy e Satano e tornam-se inimigos jurados.[2]

Kingdom Come

Uma versão adulta do Capitão Marvel Jr. aparece como um personagem de fundo na minissérie Kingdom Come por Mark Waid e Alex Ross. Neste futuro alternativo, Junior agora atende pelo nome de Rei Marvel, e se assemelha a Elvis Presley. Mary Marvel, agora é chamada de Lady Marvel, é sua esposa, e os dois têm um filho superpoderoso chamado Whiz, em homenagem a revista Whiz Comic.

"Titans Tomorrow"


Neste futuro, o adulto Freddy Freeman tomou o manto Capitão Marvel e é membro do Titãs da Costa Leste. Está implícita que ele competiu com o Superman (Conner Kent) pelo amor de Cassandra Sandsmark (a nova Mulher Maravilha).


Referências

  1. Nano Souza (10 de maio de 2013). «Afinal, quem é o Capitão Marvel?». HQManiacs 
  2. Bravo

Predefinição:Shazam

talvez você goste