Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2021) |
Predefinição:Monumento A Capela de Nossa Senhora do Monte ou Ermida da Senhora do Monte, encontra-se na freguesia de São Vicente (Graça), no que era chamado Monte de São Gens, em Lisboa.
A primeira ermida que existiu, perto deste local, foi construída em 1147 após a reconquista de Lisboa. Foi dedicada a São Gens de Lisboa que tinha sido bispo da cidade muito antes da reconquista e que teria sido martirizado neste local. Os frades Agostinhos, que tomaram conta da ermida, colocaram no seu interior, a cadeira de pedra que pertencera ao santo. À volta desta cadeira surgiu uma lenda segundo a qual, as senhoras grávidas que lá se sentassem, tinham partos sem complicações. A própria mulher de D. João V, D. Maria Ana de Áustria, foi lá sentar-se quando estava grávida do herdeiro do trono.
Após o terramoto de 1755, que foi devastador em toda a zona circundante, a ermida ficou praticamente destruída. A actual ermida, foi construída em 1796, um local um pouco mais acima do local original e é obra do arquitecto Honorato José Teixeira. No seu interior foi de novo colocada a cadeira de São Gens.
Em 1291, os frades Agostinhos da Graça foram transferidos desta ermida para o Convento de Nossa Senhora da Graça.
Junto a esta capela existe o Miradouro da Senhora do Monte, com uma bela vista sobre o Castelo de São Jorge e a Baixa de Lisboa.