O Campo de gelo do sul da Patagónia (em castelhano Hielos Continentales ou Campo de Hielo Sur) é a terceira maior extensão de gelo continental do mundo, a seguir aos mantos de gelo da Antárctida e da Gronelândia. Situa-se no sul dos Andes Patagónicos, entre a Argentina e o Chile, e é a maior das áreas remanescentes do manto de gelo da Patagónia.
Características
Estende-se desde 48º 20' S até 51º 30' S ao longo de aproximadamente 350 quilómetros, com uma área total de aproximadamente 16 800 km², dos quais 14 200 se encontram em território chileno e 2 600 na Argentina. No entanto, a fronteira entre os dois países continua por definir ao longo dos 50 km que separam o monte Fitzroy e Cerro Daudet.[1][2]
Esta massa de gelo alimenta dezenas de glaciares nesta área, entre os quais se contam o Upsala (902 km²) e o Perito Moreno (258 km²) situados no Parque Nacional Los Glaciares na Argentina, e os glaciares Pio XI ou Bruggen (com 1 265 km², o maior e mais comprido do hemisfério sul exceptuando a Antárctida), O'Higgins, Grey e Tyndall todos situados no Chile.
Uma parte significativa do campo de gelo encontra-se protegida por vários parques nacionais, como o Parque Nacional Bernardo O'Higgins e o Parque Nacional Torres Paine no Chile, e o já mencionado Parque Nacional Los Glaciares na Argentina.
Sob os glaciares encontram-se vários vulcões, como o Lautaro.
História
O campo de gelo começou a ser estudado em 1943 através de fotografias aéreas obtidas pela Força Aérea dos Estados Unidos, a pedido do governo do Chile. Explorações posteriores incluem as expedições de Federico Reichert e Alberto de Agostini, mas o campo de gelo permanece ainda mal conhecido.
Em Agosto de 2006 a Argentina exortou o Chile a acelerar a demarcação da fronteira internacional que foi estabelecida entre os dois países no tratado de 1881.[3]
Ver também
Referências
- ↑ (em castelhano)
1998 «Tratado sobre as fronteiras entre o Chile e a Argentina» Verifique valor
|url=
(ajuda). Consultado em 27 de outubro de 2006 - ↑ (em castelhano) «Mapa mostrando a fronteira entre o Chile e a Argentina (parcialmente indefinida)». Consultado em 27 de outubro de 2006
- ↑ (em castelhano) Tras la fricción por los Hielos Continentales, la Argentina llama a Chile a demarcar los límites "lo antes posible"
Ligações externas