𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Calábria

Predefinição:Info/Assentamento/Itália

A Calábria (em italiano: Calabria, em dialetos calabreses: Calàbbria, em greco-calabrês: Calavría, em grego: Καλαβρíα, em albanês: Kalabria, antiga Brutium romana), é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles.[1][2][3] Tem 2,09 milhões de habitantes, 15 079 km² e sua capital é Catanzaro.[1][2][3] Tem limites ao norte com a Basilicata, a oeste com o mar Tirreno, ao leste com o mar Jônico.[1][2][3] A Calábria é separada da Sicília pelo estreito de Messina.[1][2][3]

Geografia

Do ponto de vista geográfico apresenta uma individualidade muito precisa, devido a sua posição periférica e quase de isolamento com respeito ao resto da Itália, a sua forma característica, e a sua estrutura morfológica.[1][2][3] A região é uma longa e estreita península que se estende desde o norte para o sul ao longo de 248 km, com uma largura máxima de 110 km. Cerca de 42% da superfície da Calábria, o que equivale a 15 081 km² é montanhosa, 49% são colinas, enquanto as planícies ocupam só 9% do território da região. Está separada da Sicília pelo estreito de Messina, onde o ponto mais estreito - entre o cabo Peloro na Sicília e ponta Pezzo na Calábria tem só 3,2 km.

É uma região montanhosa (Apeninos Calabreses) e acidentada que se estende para Sicília, entre o mar Tirreno e o mar Jónico.[1][2][3] Os Apeninos se ramificam em dois cordões principais, um é o da cadeia costeira que como seu nome indica segue a costa do Tirreno até o golfo de Santa Eufemia, tendo sua máxima altura no Monte Cocuzzo, de 1541 m. A cordilheira costeira (ou Paolana) prolonga-se até o baixo curso baixo do rio Savuto, entre a faixa costeira tirrena e o profundo vale do Crati.

Este último separa a Cordilheira Costeira da Sila, extensa região de meseta que culmina a 1928 m no Botte Donato. No entanto o principal ramo dos Apeninos chamado Appenino Calabrese percorre a região dividido em vários segmentos: ao norte assinalando os limites com a região de Basilicata acha-se o monte Pollino de 2 267 metros de altitude na serra Dolcedorme, e cujos contrafortes chegam ao sudoeste, até o passo do Scalone (740 m) onde terminam os Apeninos Lucanos e começam os Apeninos Calabreses. Os montes Pollino no norte da região são abruptos e formam uma barreira natural que separam a Calábria do resto de Itália.

Partes da superfície são intensamente arborizadas, enquanto outras são vastas mesetas varridas pelo vento com escassa vegetação. Estas montanhas são o lar de uma rara variedade de pinheiro dos Bálcans, e estão incluídas no Parque Nacional Pollino.[1][2][3] Prosseguindo para o sul encontra-se as planícies elevadas da Sila Grande, Sila Greca e Sila Piccola (nesta última se alça o monte da Femminamorta com 1 740 m). Tais planícies delimitam a comarca e vales do Marchesato. A Sila é uma vasta meseta montanhosa, de ao redor de 1 200 m de altitude, que se estende por cerca de 2 mil km² ao longo da parte central da Calábria. O ponto mais alto é Botte Donato, que chega a 1 928 m de altitude. A região tem numerosos lagos e densos bosques de coníferas.

Depois encontra-se a corrente das Serre (serras) e finalmente o maciço do Aspromonte, que forma a ponta mais meridional da península Itálica rodeada pelo mar por três lados. Esta estrutura montanhosa única atinge sua altitude máxima em Montalto Uffugo, com 1 955 metros, e está cheia de extensos terraços realizadas pelo homem que descem até o nível do mar.

Administração

Esta região é composta das seguintes províncias:

Ver também

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 3,7 «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Calábria
Ícone de esboço Este sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste