Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2014) |
Cafarnaum (em grego clássico: Kαφαρναουμ; romaniz.: Kapharnaoum; em hebraico: כפר נחום; romaniz.: Kephar Nachûm , lit. "aldeia" ou "vila de Naum") é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.
Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.
Arqueologia
A tradição situa-a em Predefinição:Ilc, 9,5 quilômetros a norte de Tiberíades, mas, mais recentemente, foi identificada com Tel Hum, a 4 km da nascente do rio Jordão, na margem noroeste do Mar da Galileia, versão que tem sido mais bem aceite. Foi escavada, em Tel Hum, uma sinagoga judaica e depois construída parcialmente. Data do século IV, mas não é certo que se situe no mesmo local daquela em que Cristo ensinou ([[:s:Bíblia Aberta/Marcos/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#1:21|Marcos 1:21]]).
Escavações, levadas a cabo por V. Corbo, desde 1968, puseram a descoberto, em Cafarnaum, casas que remontam ao Predefinição:-séc, assim como outras estruturas. Entre elas encontra-se uma igreja cristã octogonal, contendo um baptistério (século V) e uma casa do século VI, que os arqueólogos acreditam ter sido construída no local em que então se pensava que ficara a casa de Pedro.
Grafites gregos, aramaicos, siríacos e latinos testificam do facto de a cidade ter sido frequentemente visitada por peregrinos cristãos no século IV.
Relato bíblico
O facto de possuir uma alfândega ([[:s:Bíblia Aberta/Mateus/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#9:9|Mateus 9:9]]) e uma guarnição romana sugere que se tratava de uma cidade fronteiriça entre os estados de Filipe e Herodes Antipas. O centurião mostrou-se particularmente amistoso para com os judeus, construindo-lhes a sinagoga ([[:s:Bíblia Aberta/Mateus/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#8:5-13|Mateus 8:5-13]]; [[:s:Bíblia Aberta/Lucas/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#7:1-10|Lucas 7:1-10]]).
Atribui-se a Jesus a realização de milagres em Cafarnaum (o servo do centurião, a sogra de Pedro, um exorcismo ao pôr-do-sol e outro na sinagoga, a cura de um paralítico e do filho de um oficial) e aí ensinou frequentemente (cf. [[:s:Bíblia Aberta/João/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#6:24-71|João 6:24-71]]; [[:s:Bíblia Aberta/Marcos/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#9:33-50|Marcos 9:33-50]]). Na verdade, ficou conhecida como o seu quartel-general durante seu ministério na Galileia e foi chamada a sua cidade, pelo fato de aí ter fixado residência ([[:s:Bíblia Aberta/Mateus/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#9:1|Mateus 9:1]]; cf. [[:s:Bíblia Aberta/Marcos/
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos#2:1|Marcos 2:1]]). Contudo, apesar do real impacto do seu ministério entre o povo, este acabará por se afastar; por isso, Cafarnaum, juntamente com Betsaida e Corazim foram amaldiçoadas por Jesus, que predisse a completa destruição das três.
Capernaum ou Cafarnaum. Consta a primeira referência a esta cidade (João 2:12) quando, após a transformação de água em vinho em uma festa de casamento em Caná da Galileia, Jesus para lá se dirigiu com sua mãe Maria, seus irmãos e seus discípulos. ("Cf. Biblia Sagrada, tradução de João Ferreira de Almeida, Ed. revista e corrigida, Sociedade Bíblica do Brasil,1969")