𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cabanas do Chão

Predefinição:Sem infocaixa

Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto

Cabanas do Chão é uma aldeia portuguesa pertencente à antiga freguesia de Abrigada (atualmente Abrigada e Cabanas de Torres) no concelho de Alenquer, Distrito de Lisboa.

História

Diz a história que a origem desta aldeia, antigo lugar cujo nome deriva do mesmo facto que deu origem ao vizinho lugar de Cabanas de Torres, sede da freguesia do mesmo nome. Por se situar numa planície, consta que a este local se chamara antes Vale Chã. Após a fundação da povoação, construíram-se as primeiras Cabanas, que se veio juntar do Chão, nome original do local, de modo a não se confundir com a povoação de Torres.

Existem registos do nome já nos finais do século XV.

A presença humana neste antigo Vale Chã, remonta ao período eneolítico, existindo descobertas de alguns machados polidos, por Hipólito Cabaço.

Do crescimento populacional e do edificado, consta que dos 3 fogos em 1497, passa para 21, em 1527. Em 1712 tem somente 20 fogos, não se conhecendo as circunstâncias que influenciaram aquilo que aparenta ser uma estagnação ou decréscimo da população. Desta data a 1873 a tendência será inversa pois chegará a esta data contando 324 indivíduos, em 75 fogos, acentuado-se até 1911, quando atinge o número de 553 habitantes, em 111 fogos.

Património

Em Cabanas do Chão existe aqui uma capela dedicada a São Lourenço, cujos festejos se realizam no mês de Agosto.

Referências

talvez você goste