𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Buckethead

Buckethead
Buckethead em concerto em 2008.
Informação geral
Nome completo Brian Patrick Carroll
Também conhecido(a) como Buckethead, Death Cube K
Nascimento 13 de maio de 1969 (55 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Local de nascimento Pomona, Califórnia
Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, metal progressivo, funk metal, avant-garde metal, rock instrumental, rock experimental, ambiente
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Guitarra, baixo, banjo, bandolim, teclado
Modelos de instrumentos Gibson Buckethead Signature Les Paul
Período em atividade 1987–presente
Outras ocupações Compositor
Gravadora(s) TDRS, Hatboxghost Music, Bucketheadland, Avant, Day Eight Music, Sony Music, CyberOctave, Sub Meta, Metastation, City Hall, Stray, Gonervill, Catalyst Entertainment, Ion, Disembodied, Tzadik, Avabella Productions, Serjical Strike
Afiliação(ões) Colonel Claypool's Bucket of Bernie Brains, Guns N' Roses, Praxis, Serj Tankian, System of a Down, Deli Creeps, Science Faxtion, Cornbugs, El Stew, Arcana, Thanatopsis, Primus, Bill Laswell, Bootsy Collins, Viggo Mortensen, Lawson Rollins
Página oficial bucketheadpikes.com

Brian Patrick Carroll (Pomona, 13 de maio de 1969),[1] mais conhecido pelo seu nome artístico Buckethead, é um guitarrista e multi-instrumentista americano que já trabalhou em muitos gêneros de música. Ele lançou 302 álbuns de estúdio, quatro lançamentos especiais e um EP. Ele também já se apresentou em mais de 72 outros álbuns por outros artistas. Sua música abrange áreas tão diversas como metal progressivo, o funkbluesjazzbluegrassambiente e música avant-garde. Multi-instrumentista completo, mais conhecido por sua pegada virtuosa na guitarra, Buckethead é reconhecido como um dos artistas contemporâneos mais inovadores de hoje, com seus licks rápidos e seu estilo quase robótico de tocar, que combina elementos de guitarristas como Frank Zappa, Yngwie Malmsteen, Andy Summers, Adrian Belew, Kerry King, Eddie Hazel e o improvisador John Zorn (que é saxofonista).

Buckethead é famoso por usar um balde do KFC na cabeça, estampada com um adesivo laranja escrito FUNERAL em letras maiúsculas e uma máscara branca lisa sem expressão que, de acordo com Buckethead, foi inspirado ao assistir o filme Halloween 4: O Retorno de Michael Myers . Em certo ponto da sua carreira, mudou para um balde branco liso que já não tinha o logotipo da KFC, mas posteriormente revertido para seu emblemático balde do KFC. Ele também incorpora nunchaku e dança do robô em suas performances de palco. 

A carreira solo de Buckethead é produtiva (ao longo da carreira, Buckethead já lançou mais de 300 discos solos e trabalhou em mais de 70, estando envolvido também em outras várias participações com artistas, totalizando mais de 400 trabalhos musicais registrados), graças ao incentivo de Zorn e Bill Laswell, gravado na fase em que tocava no Praxis. Laswell também produziu vários dos albuns solo de Buckethead (incluindo Dreamtorium e Day of the Robot) e o incluiu em vários projetos com outros artistas como Hakim Bey, Bootsy Collins, Anton Fier, Jonas Hellborg e Bernie Worrell. Em 1999, já sendo membro da nova formação do Guns N' Roses, ele lançou "Monsters and Robots" e já no século XXI, lançou o contemplativo "Electric Tears", mantendo o estilo que o caracterizou até hoje. Buckethead abandonou o Guns N' Roses em 2004, alegando falta de interesse de Axl Rose em lançar material novo (Na época, o álbum Chinese Democracy, que demorou mais de 10 anos para ser lançado mundialmente).

Como instrumentista, Buckethead tem recebido elogios da crítica por sua guitarra elétrica, e é considerado um dos guitarristas mais inovadores de hoje. Ele foi eleito o número 8 em uma lista em GuitarOne revista do "Top 10 Fastest Guitar Shredders of All Time", bem como ser incluído no Guitar World's na lista dos "The 25 All-Time Weirdest Guitarists" e um dos "50 guitarristas mais rápidos de todos os tempos”. Ele realiza trabalhos principalmente como um artista solo, embora ele tem colaborado bastante com uma grande variedade de artistas de alto perfil, como Bill Laswell, Bootsy CollinsBernie WorrellIggy PopLes ClaypoolSerj Tankian, Bill Moseley, Mike Patton, Viggo Mortensen, Que 1 Guy, Bassnectar, Steve Vai, e foi um membro do Guns N 'Roses no período de 2000 a 2004. Buckethead também escreveu e interpretou música para grandes filmes, incluindo: Saw II (Jogos Mortais 2), Fantasmas de MarteBeverly Hills NinjaMortal KombatMortal Kombat: AnnihilationLast Action Hero (O último grande herói), Street Fighter e contribuiu guitarra para a faixa "Firebird" destaque nas Mighty Morphin Power Rangers: O Filme (trilha sonora).

Buckethead foi aluno de Paul Gilbert, hoje muitos o consideram melhor que seu professor. Por muito tempo imaginou-se que os dois seriam a mesma pessoa, hoje em dia essa hipótese já foi descartada e existem provas de que não são a mesma pessoa, como por exemplo datas de apresentação de Paul Gilbert e Buckethead coincidirem num mesmo dia e hora em locais diferentes ou muito distantes.

Carreira

Início da vida

Brian Carroll nasceu em 13 de maio de 1969. Brian é filho de Tom e Nancy Carroll e é um de cinco irmãos, juntamente com Lynn, Lisa, Lori, e João. Ele cresceu em um subúrbio do sul da Califórnia não muito longe da Disneyland. Em sua juventude, ele era um garoto tímido e passou a maior parte de seu tempo em seu quarto, que estava cheio de histórias em quadrinhos, jogos de vídeo game, filmes de artes marciais e brinquedos. Ele também passou muito tempo na Disneylândia. 

Brian começou a tocar guitarra com 12 anos de idade. Seus primeiros professores incluído Max McGuire, Johnny Fortune, Mark Hammond, Pebber Brown e Paul Gilbert. Buckethead desempenhou um tributo a todos os seus primeiros professores. Ele começou a fazer gravações demo de ambas suas formas de tocar, que foram lançados em 2007-2008.

O personagem “Buckethead” nasceu quando Carroll viu o filme de 1988 de terror Halloween 4 e foi inspirado pelo filme. Ele foi para a rua depois de ver e comprou uma máscara branca Michael Myers. A ideia do balde veio mais tarde naquela noite, enquanto comia um balde de frangos do Kentucky Fried Chicken (KFC):Página Predefinição:Quote/styles.css não tem conteúdo.

Eu estava comendo, e eu coloquei a máscara e, em seguida, o balde na minha cabeça. Eu fui para o espelho. Eu apenas disse, 'Buckethead. Isso é Buckethead. Depois disso, eu queria ser aquela coisa o tempo todo.

Página Predefinição:Quote/styles.css não tem conteúdo.

- Buckethead, 1996 Guitar Player Magazine 

1988-1994: carreira solo precoce e Praxis 

Em 1988, depois de deixar a banda Class-X, Carroll entrou em uma canção chamada "Brazos" em um Guitar Player concurso de revista. Foi um runner-up, com editores delirantes:Página Predefinição:Quote/styles.css não tem conteúdo.

Um guitarrista surpreendentemente qualificado e baixista, ele demonstra pós- Paul Gilbert velocidade e precisão filtrada através de sensibilidades harmônicas muito excêntricas. Sua psychotronic, borda demoníaca é muito, muito longe dos clichês de metais clássica e rock. Um verdadeiro talento para assistir, também conhecido como "Buckethead.”

Equipamentos

Guitarras

Efeitos

Amplificadores

  • Mesa Boogie Triple Rectifier head
  • Mesa Stiletto Trident head
  • ENGL Powerball head
  • Marshall JVM410H head
  • Bogner Uberschall head
  • Peavey 5150 head
  • Matt Wells 17½-watt head wired through a Harry Kolbe 4x12 cab
  • EVH 5150 III head


Discografia

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:VT

Bandas e projetos

Nota: Além de ser um artista solo desde 1992, Buckethead também lança álbuns como Death Cube K. Ele usa esse nome desde 1994 (sendo usado mais frequentemente em 2009).

talvez você goste