𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Brasão de Rondônia

Brasão de Rondonia

O Brasão de Armas do Estado de Rondônia é o emblema heráldico e um dos símbolos oficias do estado brasileiro de Rondônia.

História

Foi criado por Marco Aurélio do Nascimento, no ano de 1980 e oficializado pelo estado de Rondônia em 1981.

Descrição heráldica

O primeiro elemento é a espada do Marechal de Campo Cândido Mariano da Silva Rondon, que dá nome ao Território Federal e depois ao Estado da República Federativa do Brasil; à direita, um ramo de cacau representa a cultura agrícola nativa; à esquerda, um ramo de café representa a cultura agrícola trazida pelo imigrantes.

Os trilhos em forma de “U” representam a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O escudo formado pelo quadrado central azul com os quatro cantos em formato de losango, contornado por linhas em vermelho (sangue dos combatentes)e prata (armas), representa o formato das muralhas do Real Forte Príncipe da Beira, fortaleza construída pelo reino de Portugal entre 1776 e 1783, às margens do rio Guaporé, fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Em seu interior, uma estrela branca que emite uma cauda nas cores amarela e verde, representa a marca do então Governador Jorge Teixeira de Oliveira, que conduziu a transformação do Território Federal em Estado da União.

O número 1943 à esquerda representa o ano da criação do Território Federal do Guaporé e o número 1981, à direita, o ano em que o Estado de Rondônia foi emancipado.

Criado por Marco Aurélio do Nascimento (Anconi) em 1980 e adotado pelo governo de Rondônia em 1981.


Predefinição:Brasões dos estados do Brasil


talvez você goste