Predefinição:Info/Brasão O brasão do estado da Bahia é o emblema heráldico e um dos símbolos oficias do estado brasileiro da Bahia.
"representa as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo do qual se vê na proa de uma embarcação, um marinheiro apontando para a terra próxima (alusão ao descobrimento do Brasil) e tem por timbre uma estrela aureolada em cima da inscrição 'Estado da Bahia', por baixo do escudo, numa fita, a legenda Per ardua surgo e mais abaixo a palavra Brasil."[1]
História
Esse brasão figura na coleção das leis do estado de referente ao ano de 1891.[2]
Descrição heráldica
Constitui-se dos seguintes elementos:
- Timbre com uma estrela, que simboliza o Estado.
- Escudo com uma embarcação com a vela içada, onde um marinheiro acena com um lenço branco e, ao fundo, vê-se o Monte Pascoal, local do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Cabral.
- Insígnia com dois tenentes sobre listel com o lema:
- Per ardua surgo - que significa, numa tradução literal: "Pela dificuldade venço" ou, no sentido real: vencer apesar das dificuldades.
- Tenentes: à esquerda, um homem seminu, com uma marreta, uma bigorna e uma roda, representando a indústria local; à direita, uma mulher com barrete frígio (alusivo à liberdade), carregando a bandeira da Bahia atrás do triângulo maçônico.
Referências
- ↑ Carvalho, Alfredo. Brazões do Brasil Republicano, no "Almanach de Pernambuco", 1904.
- ↑ Ribeiro, Clovis, Brazões e Bandeiras do Brasil, São Paulo Editora, São Paulo, 1933, p. 214.