𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Bioarte

Bioarte é uma prática artística na qual o meio é matéria viva e as "obras de arte" são produzidas em laboratórios e/ou ateliês de artistas e designers; em resumo, é "arte inspirada na biologia"[1]. A ferramenta é a biotecnologia, a qual inclui tecnologias tais como engenharia genética e clonagem. A bioarte é considerada pela maioria de seus praticantes como estando estritamente limitada a "formas vivas", embora exista alguma discussão quanto a inteireza deste critério e os estágios nos quais a matéria pode ser considerada viva ou vivente. Por conta de não haver ainda significado codificado da bioarte, o meio e/ou gênero ainda estão por ser definidos. Os materiais usados pelos bioartistas são células, moléculas de DNA e tecidos vivos. Imiscuir-se com formas vivas e praticar biologia desperta questões éticas, sociais e estéticas. A bioarte é um exercício temporão do século XXI para artistas que desejem aproximar ainda mais "artes e ciências".

Pioneiros da bioarte

Outros praticantes da bioarte

Ver também

Referências

  1. PISANESCHI, Juliana. BioArte. Acessado em 24 de setembro de 2007.
  • HAUSER, Jens."Bio Art - Taxonomy of an Etymological Monster", (série UCLA Art/Sci Center), 2006.
  • KAC, Eduardo. Signs of Life: Bio Art and Beyond. Cambridge: MIT Press, 2007. ISBN 0-262-11293-0
  • THACKER, Eugene. The Global Genome - Biotechnology, Politics, and Culture, pp. 305–320. Massachusetts: MIT Press Books, 2006. ISBN 978-0262701167
  • VITA-MORE, Natasha. "Brave BioArt 2: Shedding the Bio, Amassing the Nano, and Cultivating Emortal Life," "Reviewing the Future" Summit, Montreal, Canada, Coeur des Sciences, University of Quebec, 2007.

Ligações externas

Em inglês

Em português

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bioarte

talvez você goste