𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Base de Aviação de Taubaté

Predefinição:Sem notas Predefinição:Info/Unidade Militar


Base de Aviação de Taubaté (BavT)
Aeroporto de TaubatéPredefinição:Info/topo/imagem
um gran.jpg
IATA: QHP [1] - ICAO: SBTA
Características
Tipo Militar: Base Aviação
Administração Exército Brasileiro
Serve Microrregião de Taubaté
Localização Estrada dos Remédios, 2135 - Itaim - Taubaté, SP, Brasil
Inauguração 28 de novembro de 1989
Website oficial Página oficial
Pistas
Predefinição:Info/Aeroporto/Cabeçalho tabela1
08 / 26
1 500  m (4 921 ft)

A Base de Aviação de Taubaté (BA Av T) é uma das Organizações Militares do Comando de Aviação do Exército e encontra-se na cidade de Taubaté. Foi criada em 28 de novembro de 1989 e efetivada a partir de 10 de fevereiro de 1994. A Base de Aviação de Taubaté é a Base Administrativa do Comando de Aviação do Exército. A BAvT é a única unidade do tipo do Exército Brasileiro, e a responsável pela administração do único Aeroporto Militar, ou Base Aérea, sob o comando do Exército. Para fins de Controle do Espaço Aéreo ela possui ligações técnicas com a Força Aérea Brasileira.

A Base de Aviação de Taubaté administra através da sua Prefeitura Militar 03 (três) Vilas Militares de Oficias e Subtenentes e Sargentos, possui um serviço de Aprovisionamento, responsável pelo rancho centralizado de todo o Complexo de Aviação de Taubaté, alimentando diariamente aproximadamente 3.000 (três mil) militares. A administração da pista de aeronaves a Torre de Controle Aéreo e os Bombeiros de Aviação são subordinados a Divisão de Aeródromo da Base de Aviação de Taubaté.

O Comandante da BAvT é o ordenador de despesas de todo o complexo.

História

Buscando a modernização e a adequação da Força ao cenário mundial, na década de 80, o Estado-Maior do Exército iniciou os estudos doutrinários do emprego de aeronaves de asas rotativas em proveito das forças de superfície. Esses estudos culminaram com a criação da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) e do 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx) em 1986. Fisicamente, a Aviação passou a tomar forma com a instalação do 1° BAvEx na cidade de Taubaté em janeiro de 1988.[2]

Após a implantação da estrutura inicial da Aviação do Exército e com o crescimento e expansão de suas atividades, o Exército Brasileiro sentiu a necessidade de criar uma Organização Militar capaz de fornecer o apoio administrativo necessário ao pleno desenvolvimento operacional de suas Unidades Aéreas localizadas em Taubaté. Criada em 28 de novembro de 1989, por meio da Portaria Ministerial n° 057, dessa data, a Base de Aviação de Taubaté constitui-se em Unidade ímpar do Exército Brasileiro, quer por suas peculiaridades estruturais, quer pela diversidade de missões que cumpre, destacando-se o pagamento do pessoal, a alimentação, a aquisição de bens e serviços, a prestação de serviços médico-odontológicos, a manutenção de bens imóveis, a segurança do aquartelamento e vilas militares, o controle patrimonial, a manutenção de viaturas, o tratamento de efluentes e a administração do aeródromo dentre outras. O comandante da Base de Aviação de Taubaté é o ordenador de despesas de todas as sete Organizações Militares da Aviação do Exército situadas em Taubaté.

Apesar da diversidade de atribuições, do desafio de ser uma unidade pioneira da recriação da Aviação do Exército e única no âmbito do Exército Brasileiro, a Base de Aviação de Taubaté vem estabelecendo sua identidade própria e cumprindo fielmente sua mais importante missão: permitir que as Unidades Aéreas da Aviação do Exército possam se voltar integralmente ao emprego operacional, livres dos pesados encargos da administração.

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste