O Baluchistão[1] (também grafado Balochistão,[2][3][4] Belochistão ou Baluquistão[5]) é uma região árida localizada no Planalto Iraniano, no sudoeste e no sul da Ásia, dividida entre o Irão, o Paquistão e o Afeganistão. Compreende a província paquistanesa do Baluchistão, a província iraniana de Sistão-Baluchistão, e a parte meridional do Afeganistão (o chamado Baluchistão Afegão ou Baluchistão do Norte), que inclui as províncias afegãs de Nimruz, Helmand e Kandahar.[6][7] O Baluchistão faz fronteira com a região histórica do Pashtunistão a norte, a província paquistanesa do Sindh e a região histórica do Punjabe a leste, e o Irã a oeste. Ao sul da sua costa meridional, incluindo a costa de Makran, encontram-se o Mar Arábico e o Golfo de Omã.
A área recebe o nome das numerosas tribos balúchis que a habitam. Os balúchis são um povo iraniano que ocupou a região por volta do ano 1000. Todavia, atualmente são considerados como balúchis todos os naturais da região - mesmo aqueles que não falam a língua balúchi. O pachto, o persa e o brahui também são falados na região.
Ver também
Referências
- ↑ Forma registrada nos dicionários Houaiss e Aurélio, verbete "balúchi".
- ↑ Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda.
- ↑ Correia, Paulo (Primavera de 2019). «Duxambé, Chechénia e os estados Xã e Chim» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 59): 5-14. ISSN 1830-7809. Consultado em 8 de julho de 2019
- ↑ Gonçalves, Rebelo (1947). Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa. Coimbra: Atlântida - Livraria Editora. p. 18
- ↑ Forma registrada por alguns meios de comunicação e instituições multinacionais.
- ↑ Pillalamarri, Akhilesh (12 de fevereiro de 2016). «A Brief History of Balochistan». The Diplomat
- ↑ «Human Rights in Balochistan: A Case Study in Failure and Invisibility». The Huffington Post. 25 de março de 2016