𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás, em Lisboa

Bacalhau à Brás (ou também Bacalhau à Braz) é um típico prato português de bacalhau. Sendo um dos pratos mais populares confeccionados com este peixe, consiste em bacalhau desfiado, batata palha frita, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. É muito consumido em Portugal e também em Macau. O excelente sabor depende da relação dos componentes da receita, principalmente a quantidade de cebola em relação ao bacalhau e o azeite usado para efetuar este prato.

A receita foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, de nome Brás (ou Braz, como era uso escrever nessa época).[1]

A sua popularidade levou-o a atravessar a fronteira com a Espanha, sendo por vezes possível encontrá-lo também em ementas espanholas sob designações como "revuelto de bacalao a la portuguesa" ou "bacalao dorado".

Em junho de 2022 a Diretora-Geral da Saúde, Doutora Graça Freitas, revelou que esta receita leva muita gente às urgências.

A mesma responsável afirmou “Há muitos piqueniques e uma das coisas que as pessoas levam é o bacalhau à Brás”: “É uma coisa pré-feita de manhã, aquece-se, não chega a aquecer e os ovos são uma cultura de salmonela”. O prato de culinária estraga, assim, alguns “fins de semana” de verão.

Referências

Ver também

Wikilivros
O wikilivro Livro de receitas tem uma página intitulada Bacalhau à Braz

Ligações externas

talvez você goste