Predefinição:Astrometria Azimute (da forma plural em árabe do substantivo "السَّمْت" as-sumult, que significa "as direções"[1]) é uma medida de abertura angular do sistema de coordenadas horizontal. Seu valor varia de contando a partir do norte geográfico até a projeção de um alvo com o horizonte (p.ex., a intersecção do brilho de uma estrela, refletido na superfície do mar, com o horizonte marítimo). Originalmente, representa uma direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem, o Norte astronômico.
Em Navegação, o conceito de azimute geralmente é usado no sentido de direção. Por convenção, no primeiro Quadrante, azimute e rumo têm o mesmo significado.
Em Topografia, o conceito de azimute é bastante utilizado em levantamentos topográficos, em que o azimute é o ângulo entre o norte e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Para se obter o azimute, são utilizadas ferramentas topográficas como a estação total, que serve para medir a distância da estação (que está em uma coordenada pré-determinada, pela norma NBR13133) e o ponto a ser levantado, oferecendo, assim, o seu azimute com o norte pré-determinado.
Ver também
Referências
- ↑ Boczko, R. 1984, Conceitos de Astronomia, São Paulo: Edgard Blücher, pg. 41