Predefinição:Info banda Automat é a denominação de um grupo italiano de música eletrônica de temática espacial. O grupo se reuniu apenas uma vez para a produção de um álbum de mesmo nome, que tinha o intuito inicial de promover o sintetizador MCS70. Todas as faixas do álbum foram tocadas utilizando o instrumento. Embora o resultado final da obra não tenha agradado os compositores, esta pode ser considerada uma referência para os apreciadores da música eletrônica experimental, estilo que marcou a década de 1970.
História
Uma escolha original para um grupo italiano dos anos 1970, Automat foi um duo de Roma que compreendia dois tecladistas e um produtor, Mario Maggi, inserido na programação dos teclados. Maggi era o construtor do sinth MCS70 usado neste álbum, e os sons e a potencialidade do novo instrumento foram a base de inspiração deste trabalho.
Contemporaneamente ao Automat, Romano Musumarra tocava também em um grupo totalmente diferente, La Bottega dell'Arte, em atividade entre 1975 e 1984 com muitos singles de sucesso. O outro componente do duo, Claudio Gizzi, tinha por sua vez uma preparação clássica.
O álbum deles é de 1978 e é um exemplo muito raro de música eletrônica instrumental italiana, construído inteiramente em sons e rítmos sintéticos. Além de ser no mesmo estilo dos trabalhos contemporâneos de Kraftwerk e Jean Michel Jarre, cujo álbum Oxygene foi gravado no mesmo período e publicado poucos meses antes do grupo Automat.
O lado "A" é inteiramente ocupado pela longa suíte Automat, de Claudio Gizzi, enquanto a faixa "B" contêm três músicas mais breves de Musumarra. Uma delas, Droid, foi escolhida como sigla da TV Globo, e o disco foi lançado no Brasil.
Musumarra continuou a compor música para teclado nos anos 80, com trilhas sonoras, em particular na França, além de trabalhos como produtor. Por sua vez, Claudio Gizzi, aparece com uma música na veste de arranjador e diretor de orquestra no álbum My favorites tones, publicado em 1973 pela lendária etiqueta Picci, além de lançar vários discos sob a alcunha de "Jean-Pierre Posit", sendo que a faixa-título do disco "Magie D'Amour" teve enorme aceitação no Brasil, como trilha sonora da novela "Baila comigo", da Rede Globo, além de tornar-se fundo musical para orações e pregações, especialmente evangélicas.
Álbum
Fontes
- Enciclopédia do Rock Progressivo, autoria de Leonardo Nahoum, 1997
- Italian Prog