𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Aurangzeb

Aurangzeb

Abu Muzaffar Muhiuddin Muhammad Aurangzeb Alamgir, também referenciado por Alamgir I (Dahod, 3 de novembro de 1618[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] — Ahmadnagar, 3 de março de 1707[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) foi um imperador mogol cujo reinado durou de 1685 a 1705.

Aurangzeb era considerado inteligente, eficiente e impiedoso, além de ser um devoto muçulmano. Começou o seu reinado prendendo o velho e doente pai, o Jahan, e matando os irmãos, seus rivais para o trono. Uma série de conquistas permitiu-lhe estender o Império Mogol cobrindo quase todo o subcontinente indiano no território dos atuais Índia e Paquistão, e parte do atual Afeganistão. No entanto nunca submeteu inteiramente os maratas do Decão, a parte peninsular da Índia e, já perto de sua morte, sua autoridade era amplamente desafiada.

O fanatismo religioso de Aurangzeb levou-o a perseguir a população hindu, em vez de continuar uma política de conciliação, tal como fizera o seu bisavô Akbar. Foi talvez isso, mais do que qualquer outro motivo, que apressou a fragmentação do império logo após a sua morte, aos oitenta e oito anos.

Bibliografia

  1. RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por
Shah Jahan
Imperador Mogol
1685 — 1705
Sucedido por
Bahadur I

talvez você goste