𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Atlas Cheetah

Predefinição:Expandir2 Predefinição:Info/Aeronave

O Atlas Cheetah é a versão atualizada do caça supersônico Mirage III desenvolvida pela Atlas Aviation da África do Sul. Entrou em serviço na Força Aérea sul-africana em 1986.

O Cheetah está sendo retirado do serviço ativo e substituído pelo Saab JAS-39 Gripen.

Histórico

A África do Sul sofreu um embargo a compra de armas imposto ao regime Apartheid nas década de 1960 e 70 pela ONU. Com o conflito com Angola, apoiada pelos russos e cubanos, era necessário desenvolver localmente seus próprios equipamentos militares.

No início da década de 1980, as aeronaves disponíveis na Força Aérea Sul-africana eram os Mirage III e os Mirage F1. Para suprir a necessidade por novos equipamentos de defesa, a África do Sul iniciou um programa de atualização de seus vetores, escolhendo a plataforma do Mirage III, mais antigo, e aproveitando a experiência israelense com projeto similar, o Kfir.

De forma que o resultado final fosse equivalente ao de uma aeronave nova, aproximadamente 50% da aeronave original foi substituída.

Ao contrário do Kfir, o Cheetah não foi remotorizado com uma turbina diferente, apenas recebeu uma versão atualizada da Snecma Atar 9C (Mirage III), a 9K-50 (Mirage F1). Isso evitou transtornos no projeto, como alterações na fuselagem e o deslocamento do centro de gravidade ocorridas no Kfir.

Foram produzidos 16 Cheetah E, monolugar, uma versão intermediária e provisória que permaneceu pouco tempo em serviço, sendo retirada em 11 de abril de 2008.

A versão seguinte foi a Cheetah C com 38 unidades produzidas. A versão bilugar para treinamento é o Cheetah D, com 16 unidades.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Atlas Cheetah

Referências

Ligações externas

Predefinição:Esboço-avião Predefinição:Aeronaves da Atlas/Denel

talvez você goste