𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Athirson

Predefinição:Formatar referências

Predefinição:Info/Treinador Athirson Mazzoli e Oliveira[1] (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1977) nascido e criado na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como lateral-esquerdo, atualmente desempenha a função de treinador e comentarista esportivo.

Carreira

Revelado nas divisões de base do Flamengo, Athirson começou a atuar, profissionalmente, no ano de 1996.

Muito habilidoso, cativou a torcida rubro-negra, consolidando-se lateral-esquerdo do time, deixando Gilberto no banco de reservas. No início de 1998, foi emprestado ao Santos, porém tornou ao Flamengo no mesmo ano.

Em 2001, recusou uma proposta do Barcelona e assinou contrato com a Juventus após uma batalha judicial, no final de contrato. No futebol italiano, fez apenas cinco jogos, não marcou nenhum gol e foi afastado após a contratação de Marcello Lippi para o cargo de técnico do clube.[2]

Passou a treinar cobranças de faltas e marcar gols para o Flamengo. Athirson ganhou a Bola de Prata da Revista Placar, por seu desempenho no Campeonato Brasileiro de 2002.

Em 2004, Athirson rescindiu o contrato com a Juventus e passou cinco meses no CSKA Moscou, antes de voltar para o Flamengo, pela quarta vez em sua carreira.

Athirson tentou reencontrar seu futebol no Brasil, jogando no Flamengo e depois no Cruzeiro.

Em 2005, Athirson foi negociado com o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Ficou dois anos no time.

Foi repatriado pelo Botafogo, em meados de 2007. Teve poucas oportunidades de atuar e rescindiu seu contrato após três meses no clube.

No início de 2008, começou a jogar no Brasiliense, para a disputa da Série B, porém, no meio da competição, optou transferir-se para a Predefinição:Futebol Portuguesa, onde reencontrou o seu futebol realizando boas partidas que acabaram lhe rendendo elogios de antigos críticos. Foi o capitão da equipe e um dos destaques do time.

Após a boa campanha da Lusa no Paulistão 2009, Athirson decidiu por não renovar o contrato, visto que já possuía proposta do Cruzeiro, e segundo ele lá iria ter mais visibilidade nacional, disputando a Copa Libertadores da América de 2009.

Ao término do brasileiro, o jogador retornou à Portuguesa na Série B no ano de 2010. No ano de 2011, iniciou no Duque de Caxias.

Em 2012, aceitou compor o elenco do Showbol do Flamengo e, ao mesmo tempo, decidiu encerrar sua carreira futebolística. Em julho do mesmo ano, fez parte do elenco da Seleção Brasileira de Futebol de 7 que se sagrou campeã do Mundialito.[3] Nesse mesmo ano, foi contratado pelo canal Fox Sports Brasil, para ser comentarista.[4].

Depois de atuar como comentarista, Athirson resolveu se tornar treinador, onde comandará o tradicional São Cristóvão, nas divisões inferiores do Campeonato Carioca[5][6].

No fim de 2015, acerta com o Flamengo-PI para ser técnico do clube na disputa do Piauiense 2016 e da Copa do Nordeste de 2016.[7].

Títulos

Flamengo
Santos
Juventus
CSKA Moscou
Brasiliense
Cruzeiro
Seleção Brasileira

Futebol de 7

Seleção Brasileira
Flamengo

Prêmios individuais

Referências

  1. «Athirson Mazzoli e Oliveira». Br.soccerway.com 
  2. Quattro Tratti. «Brasileiros no calcio: Athirson» (em português). Quattrotratti.com. Consultado em 10 de abril de 2010 
  3. Foxsports.com.br http://www.foxsports.com.br/futebol/57675-brasil-e-campeao-do-mundialito-de-fut-7  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «Fox Sports contrata ex-jogador Athirson para exercer função de comentarista». Esporteemidia.com 
  5. Terra (1 de abril de 2015). «Lembra dele? Athirson é o novo técnico do São Cristóvão». Consultado em 2 de abril de 2015 
  6. Globoesporte.com. «Ex-Fla, treinador Athirson fecha com o São Cristóvão na Série B do Carioca». Consultado em 2 de abril de 2015 
  7. «Athirson fecha com Flamengo-PI e chega na quarta para assinar contrato». Globoesporte.com 

Ligações externas

Predefinição:Esboço-futebolistabra

talvez você goste