𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Arts & Crafts

Papel de parede de "Alcachofra", de John Henry Dearle para William Morris & Co., 1897 (Victoria and Albert Museum).

Arts & Crafts (lit. artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e a produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.

De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.[1]

Referências

  1. Maldonado, Tomás (2006). Design industrial. [S.l.]: Edições 70. ISBN 9789724413310 

Bibliografia

  • ARGAN, Giulio Carlo; Arte moderna, São Paulo: Cia das Letras, 1992
  • BENÉVOLO, Leonardo; História da arquitetura moderna, São Paulo: Perspectiva, 2004

Predefinição:Navecaixa

Ícone de esboço Este sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste