𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Arquivo:Inscripción de Arronches (16939767606).jpg

Imagem numa resolução maior(3 000 × 2 155 pixels, tamanho: 1,85 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Este arquivo é do Wikimedia Commons e pode ser utilizado por outros projetos. Sua página de descrição de arquivo é reproduzida abaixo.

Descrição do arquivo

Descrição

Esta inscripción poco llamativa, tiene el valor de estar escrita en lusitano, una lengua prerromana de la solo se conocen cinco inscripciones similares. Esta fue encontrada en Arronches, Portalegre (Portugal)

Português: A laje votiva em língua lusitana proveniente do Monte do Coelho, em Arronches, em 1997. Foi classificada em 2021 como “tesouro nacional”, pelo Governo.

É uma peça importantíssima, só há na Península Ibérica duas anteriores conhecidas com fonética teoricamente dos lusitanos, esta é a mais completa, a maior”,

Trata-se de uma peça que terá sido escrita no século I a.C. ou II a.C., quando a romanização estava a dar os primeiros passos e o Latim ainda não estava totalmente afirmado, por isso ainda havia lusitanos, com a sua língua, com a sua forma de exprimir e que os romanos passaram a texto com a grafia latina, mas com a sonoridade do que cá se falava na península (Ibérica).

A peça foi identificada em 1997, numa casa num forno de cozer pão.

A escrita é foneticamente lusitana, mas uma inscrição em carateres latinos. Houve um romano que sabia escrever, um lusitano ditou o que queria que lá escrevesse e ele escreveu a fonética do lusitano com carateres latinos, uma inscrição que é a maior que nós temos, a mais preservada, a mais bem conservada de todas. É o único testemunho da língua lusitana a sério na Península Ibérica, com princípio, meio e fim. É difícil” perceber a totalidade do conteúdo, mas é percetível entender que há três divindades indígenas que são invocadas, até um ofertante que seria pastor, e que oferece animais, existindo ainda algo que “parece” abordar questões relacionadas com leitões.

O emigrante proprietário da casa onde a laje se encontrava ofereceu a peça ao município de Arronches, tendo, mais tarde, o Museu Nacional de Arqueologia “apercebido da importância” da peça e chamou a si a propriedade da laje.
Data
Fonte Inscripción de Arronches
Autor Ángel M. Felicísimo from Mérida, España
Localização da câmara 38° 55′ 02,57″ N, 6° 20′ 24,12″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição compartilhar igualmente
A utilização deste arquivo é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica.
Você é livre:
  • para compartilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • para remixar – para adaptar o trabalho
Sob as seguintes condições:
  • atribuição – Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso.
  • compartilhar igualmente – Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a licença igual ou compatível como o original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Á. M. Felicísimo em https://flickr.com/photos/8146925@N08/16939767606. Ela foi revisada em 21 de agosto de 2018 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

21 de agosto de 2018

Legendas

Adicione uma explicação em uma linha sobre o que este arquivo representa

Itens retratados neste arquivo

retrata

38°55'2.572"N, 6°20'24.122"W

Histórico do arquivo

Clique em uma data/horário para ver como o arquivo estava em um dado momento.

Data e horárioMiniaturaDimensõesUsuárioComentário
atual20h35min de 21 de agosto de 2018Miniatura da versão das 20h35min de 21 de agosto de 20183 000 × 2 155 (1,85 MB)wikimediacommons>TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

As seguinte página usa este arquivo:

Metadados

talvez você goste