𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Arquivo:Caverna do Diabo5.jpg

Caverna_do_Diabo5.jpg(640 × 480 pixels, tamanho: 196 kB, tipo MIME: image/jpeg)

Este arquivo é do Wikimedia Commons e pode ser utilizado por outros projetos. Sua página de descrição de arquivo é reproduzida abaixo.

Descrição do arquivo

Descrição

Foto tirada com longa exposição da Caverna do Diabo (Gruta da Tapagem) - VALE DO RIBEIRA -BRASIL Photo taken with prolonged exposure of the Cave of the Devil - Valley of the River - BRASIL.

Caverna do Diabo é uma caverna existente no Parque Estadual de Jacupiranga, município de Eldorado Paulista. Trata-se da maior caverna do Estado de São Paulo Desde sua descoberta, sua história é povoada pelas mais incríveis lendas. Justamente por isso, a Caverna do Diabo é um lugar que merece ser visitado pessoalmente. A apenas 280 quilômetros de São Paulo, no município de Eldorado, não é totalmente aberta à visitação pública. Dos 3 mil e 200 metros de extensão da caverna, apenas 400 metros estão livres para os turistas. Esta área dispõe de sistema de som e luz, passarelas, escadas e corrimãos. A longa estrada de terra que conduz à caverna e os sobes e desces em seu interior, constitui, sem dúvida, uma aventura para quem tem fôlego. A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar. As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em três centímetros por século, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior. De um lado ao outro da caverna registra-se um desnível de 150 metros, o que impossibilita o acesso de pessoas inexperientes na maior parte de sua extensão. Somente espeleólogos têm permissão para ultrapassar os limites pré-determinados. As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral. A beleza do lugar dá asas à imaginação. Talvez, por isso, algumas dessas formas ficaram eternizadas com nomes um tanto quanto estranhos: Cabeça de Ema, Guardião, Galeria dos Órgãos, Pia Batismal, Branca de Neve, Cemitério, Perfil de Buda, Reis Magos, Templo Perdido, Caldeirão do Diabo e Torre de Pisa. Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, aberto aos turistas. E descendo, à esquerda, acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão. Neste trecho, que parece conduzir ao centro da Terra, é proibida a entrada, pois o terreno é extremamente acidentado e perigoso. Outras coisas fascinantes podem ser vistas lá em baixo, num percurso, ora dentro das águas do ribeirão, ora nas rochas. São cachoeiras, lençóis de água e o lago do Silêncio, com 200 metros de extensão. Em alguns momentos, para se ultrapassar os obstáculos, é necessário o uso de cordas até ter a certeza de estar pisando em solo seguro. Dentro da caverna, o silêncio só é quebrado pelas águas que deslizam pelas rochas. Mas, lá dentro, o som é diferente. No interior da caverna tem-se a impressão de estar no maior lugar do mundo e, ao mesmo tempo, no menor cantinho, prestes a desabar. No ar sente-se o cheiro do perigo.

pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_do_Diabo
Data
Fonte CAVERNA DO DIABO - SOBE OU DESCE? (CAVE OF THE DEVIL - UP OR DOWN?)
Autor Jônatas Cunha from Itapeúna, Brasil
Localização da câmara 24° 37′ 33,99″ S, 48° 24′ 17,03″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição compartilhar igualmente
A utilização deste arquivo é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica.
Você é livre:
  • para compartilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • para remixar – para adaptar o trabalho
Sob as seguintes condições:
  • atribuição – Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso.
  • compartilhar igualmente – Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a licença igual ou compatível como o original.
Esta imagem, que foi originalmente carregada no Flickr, foi revisada em 23 de agosto de 2010 pelo administrador ou revisor Leoboudv, que confirmou que estava disponível no Flickr naquela data sob a licença acima.

Legendas

Adicione uma explicação em uma linha sobre o que este arquivo representa

Itens retratados neste arquivo

retrata

24°37'33.989"S, 48°24'17.032"W

image/jpeg

09d54e119c780dcd243987877926bdc01237b9f9

200 765 Byte

480 pixel

640 pixel

Histórico do arquivo

Clique em uma data/horário para ver como o arquivo estava em um dado momento.

Data e horárioMiniaturaDimensõesUsuárioComentário
atual04h57min de 23 de agosto de 2010Miniatura da versão das 04h57min de 23 de agosto de 2010640 × 480 (196 kB)wikimediacommons>Dornicke{{Information |Description=Foto tirada com longa exposição da Caverna do Diabo (Gruta da Tapagem) - VALE DO RIBEIRA -BRASIL Photo taken with prolonged exposure of the Cave of the Devil - Valley of the River - BRASIL. Caverna do Diabo é uma caverna ex

As seguinte página usa este arquivo:

Metadados

talvez você goste