Este artigo não cita fontes confiáveis. (Março de 2013) |
Esta página ou se(c)ção precisa de correção ortográfico-gramatical. |
Argüello é um bairro do norte da cidade de Córdoba, província de Córdoba, Argentina. Embora administrativamente seja parte da cidade de Córdoba, em suas origens foi um povo afastado dela e ainda hoje conta com diferenças substanciais ao resto da região, entre elas um prefixo telefônico diferente.
Localização e história
Argüello é o centro do setor noroeste da cidade de Córdoba, pela sua história, sua gente e seu poder econômico.
Argüello encontra-se no extremo noroeste da cidade de Córdoba, na província argentina homônima. É rodeado de uma grande vegetação (por ser o início das serras cordobesas) e grandes extensões de terras. Os primeiros assentamentos datam de (aproximadamente) 1880, e foram temporais, posto que nesse tempo era um setor afastado do centro da cidade, que cresceu por se encontrar à margem das vias do trem que se adentrava nas serras. Muitas reconhecidas famílias tinham em Argüello suas casas de veraneio, e estabeleciam-se nelas durante os calorosos meses de verão. Lentamente Argüello foi crescendo, até ter povoadores estáveis. Deste modo chegou até ter seu próprio cinema. Assim foi como se formou uma identidade própria neste extremo da cidade. Até o prefixo telefônico é diferente ao do centro da cidade à que hoje permanece ligado.
Recém na década de 50, quando começa se povoar o "Cerro de las Rosas" (bairro da cidade, conhecido também como "o Cerro", situado ao sul de Argüello), pode-se considerar que Argüello vai-se aproximando a Córdoba. Ainda assim, mesmo até a década de 90, quando o crescimento imobiliário integraria plenamente Argüello à cidade de Córdoba, a identidade do setor seguiria sendo marcadamente distinta ao do setor sul da cidade.
Argüello, ao mesmo que toda a zona noroeste da cidade, tornou-se um povo particular, com uma idiossincrasia própria e costumes diferentes do resto dos moradores cordobeses, produto, quiçá, de muitos dos seus moradores que foram imigrantes ou descendentes destes.
Ao falar de Agüello falamos do setor noroeste da Cidade de Córdoba, incluindo outros bairros que vão desde Bajo Palermo (Baixo Palermo) e o Cerro de las Rosas, passando por Urca, Villa Belgrano, Lasalle, Villa Warcalde, até chegar a Villa Rivera Indarte.
Esportes
Nesta zona o esporte mais importante é o rugby, existindo três clubes que agrupam uma grande quantidade de jogadores, ganhando 12 dos últimos 15 campeonatos de primeira divisião. Estes três clubes são Palermo Bajo (nascido no bairro de Bajo Palermo, colindante com o Cerro de las Rosas e atualmente no bairro Los Boulevares), La Tablada (nascido em Urca, também ao lado do Cerro, e há 6 anos em Villa Warcalde) e Tala Rugby Clube, que tendo nascido entre o Cerro e Alta Córdoba, consolidou-se em Villa Warcalde há mais de 40 anos, quando este bairro era "o campo" para a gente da zona sul da cidade. Estes clubes têm dado grande quantidade de jogadores aos selecionados nacionais, tanto na categoria adulta como na juvenil, e têm sido uma base importante para os selecionados provinciais que conseguiram o título de Campeão Argentino em 4 colocações. Outros esportes praticados são o futebol (em Club Banco, Argentino Penharol, Lasallano), Hockey (Club Lasallano e os três clubes de rugby), e em menor quantidade o basquete, o vôlei e o ténis.
Atualidade
Devido ao grande valor que têm adquirido estas terras, hoje os desenvolvimentistas imobiliários procuram destruir o patrimônio cultural deste passado esplendoroso, construindo edifícios. Ainda assim, Argüello mantêm sua força originária, consolidando sua idiossincrasia e seu jeito de vida, resistindo, na medida do possível, os embates do novo século e o novo urbanismo.