𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Apfelstrudel

Predefinição:Info/Alimento O Apfelstrudel (significando redemoinho de maçã) é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena, tendo-se tornado popular internacionalmente.[1] É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central, conhecida em Alemão por Strudel (redemoinho). Pensa-se que tenha sido influenciada pelas cozinhas do Império Bizantino, da Arménia e da Turquia. Em Viena, é possível encontrar vestígios destas três cozinhas.

É também possível encontrar o Apfelstrudel no sul da Alemanha e em muitos países que outrora fizeram parte do Império Austro-Húngaro, como a Croácia, a Hungria, a Polônia, a República Checa, a Eslováquia e a Eslovénia. A receita também foi incorporada ao repertório culinário da cozinha judaico-asquenazita.

Apfelstrudel com molho de baunilha

Consiste num invólucro oblongo de massa de strudel, recheado com maçãs cortadas em quadrados pequenos, canela, passas e migalhas de pão.[1] Por vezes, é utilizado rum para intensificar o sabor. Outros ingredientes possíveis são os pinhões, as nozes e as amêndoas. A arte da preparação consiste em fazer a massa muito fina e elástica. Diz-se que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela.

Para que o Apfelstrudel seja o mais sumarento possível, as maçãs devem ser de boa qualidade para serem cozidas e devem possuir um bom aroma ácido. O strudel recheado é cozido no forno e pode ser servido quente, normalmente polvilhado com açúcar em pó.[1] A tradição sugere que seja servido ainda quente, com açúcar a gosto, apesar do gelado de baunilha e do chantili serem bastante populares. Outra forma agradável de o comer consiste em regá-lo com molho de baunilha, conhecido por Kanarienvogelmilch, na Áustria.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 «Aprenda a preparar strudel de maçã». G1 Paraná. 27 de março de 2022. Consultado em 30 de março de 2022. Cópia arquivada em 30 de março de 2022 

Ligações externas

talvez você goste