Antonio Villeroy | |
---|---|
Show Samboleria.jpg Imagem do Músico | |
Informação geral | |
Nome completo | José Antônio Franco Villeroy |
Também conhecido(a) como | Totonho Villeroy |
Nascimento | 19 de julho de 1961 (63 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] |
Local de nascimento | São Gabriel, RS Brasil |
Nacionalidade | brasileiro |
Gênero(s) | MPB |
Ocupação(ões) | |
Gravadora(s) | Predefinição:Collapsible list |
Afiliação(ões) | Ana Carolina |
- José Antônio Franco Villeroy, também conhecido como Antonio Villeroy (São Gabriel, 19 de julho de 1961), é um cantor e compositor brasileiro.
Infância
Filho de um casal de de advogados, Gil Villeroy e Heloiza Franco Villeroy, Totonho, como era chamado carinhosamente pelos familiares, é o filho mais moço, tendo como irmãos o advogado Carlos Eduardo Villeroy, especialista em direitos autorais, contratos e direito de família, e o músico, cantor, compositor e produtor Gastão Villeroy, que lançou em 2016 o seu 1º disco, Amazônia Amazônia e que, além de seu próprio trabalho, também atua com Milton Nascimento, Maria Gadu, Lenine, e Antonio Villeroy, entre outros artistas de MPB.
Carreira
Ganhou aos 13 anos seu primeiro violão e começou imediatamente a interessar-se pela composição. Tirava músicas de ouvido como aprendizado, mas seu maior interesse era fazer suas próprias criações. Participou de alguns festivais secundaristas e montou com os irmãos e amigos uma banda de rock chamada A Mursa, que tinha como referências Deep Purple, Jimmi Hendrix, Mutantes, O Terço, e bandas gaúchas como Bixo da Seda.
Em 1980, passou no vestibular para Agronomia na UFRGS e Economia, na PUC/RS.[1]
Em 1981, paralelo aos estudos acadêmicos, prestou exame na OMB (Ordem dos Músicos do Brasil), tirando sua carteira profissional. Logo em seguida, fez seu primeiro trabalho musical, compondo com Fernando Corona as músicas da Peça Encontro no Bar de Bráulio Pedroso em montagem do grupo Teatro Novo, com direção de Ronald Rade. Ainda em 1981, junto com Gastão Villeroy, Fernando Corona, Ivo Eduardo, King Jim, Luiz Roberto Silveira e Augusto Maurer, formou o Grupo Escolar, que estreou em novembro daquele ano com uma temporada de três semanas no teatro do Círculo Social Israelita de Porto Alegre.
Em 1982, tirou o 1º Lugar no Festival Musipuc, com a canção Êta Moleque! E passou a se apresentar em faculdades e bares de Porto Alegre.
Em 1984, fez seu primeiro show em teatro, Do Outro Lado da Rua, e passou a se apresentar em palcos de Porto Alegre e cidades do interior do estado. Montou com seu irmão, o contrabaixista Gastão Villeroy, com o pianista Rafael Vernet e o baterista Queço Fernandes a Banda CEP 90.000, que, sempre somada a um naipe de sopros, desenvolvia um trabalho híbrido com composições instrumentais e cantadas de autoria de Totonho, desfiando um repertório que ia do samba-funk a baladas com cores jazzísticas.
A partir de 1985 resolveu dedicar-se exclusivamente à música. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou harmonia funcional com Jan Guest e contraponto com Koellreuter e fez pesquisas nas áreas de história da música e musicoterapia. Ganhava a vida lecionando violão e harmonia e compondo trilhas para espetáculos de teatro e dança.
De volta a Porto Alegre, gravou seu primeiro disco, 'Totonho Villeroy', com participações especiais de Toninho Horta e Renato Borghetti. Recebeu por esse disco o Prêmio Sharp de Revelação da Música Popular Brasileira e o Prêmio Açorianos na categoria Melhor Disco do Ano, prêmio que ganharia novamente em 1995 ao gravar o disco Trânsito.
A partir de 1994 e até 2009, passou a fazer turnês regulares pela Europa, onde realizou cerca de duzentas apresentações em festivais, casas de jazz e bares de cidades da Alemanha, Suíça, Áustria, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha e França, Essa última tornou-se sua segunda casa, não só pela ascendência familiar, mas também pela afinidade com a língua e o povo francês. Foi lá que conheceu o produtor cultural François Mas, com quem idealizou e passou a produzir, a partir de 1996, o maior festival de música brasileira que acontece regularmente na Europa. É o Brasil Festival, evento com entrada franca que acontece ao ar livre em pleno verão europeu na cidade de Sanary Sur Mer, à beira do Mediterrâneo, onde já cantaram artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Benjor, Lenine, Margareth Menezes, Paralamas do Sucesso, Marcelo D2, Ana Carolina, Chico César, Daniela Mercury, Olodum, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Papas da Língua, Fernanda Abreu, Pagode Jazz Sardinha's Club, Bárbara Mendes, Paula Santoro, O Rappa, Skank, Henri Salvador (convidado especial em 2004), Renato Borghetti, Trio Mocotó, Funk'n Lata, Dudu Nobre, Bebeto Alves e Gelson Oliveira , entre outros.
Em 1997, formou com os colegas Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro o projeto Juntos, que estreou no Auditorio Araujo Vianna em Porto Alegre para uma platéia de 3.000 pessoas. Em 1998 gravaram o primeiro disco ao vivo e, em 2001, o CD Povoado das Águas, ambos vencedores de diversos prêmios. Com essa formação fizeram turnês pelo Brasil, Uruguai, Argentina e diversos países da Europa.
Tendo Ana Carolina como sua principal intérprete, Antonio Villeroy mudou-se novamente para o Rio de Janeiro, no ano 2.000, onde residiu até 2013, passando a ser um dos mais requisitados da MPB.[1] Depois de Lupicínio Rodrigues é o compositor gaúcho mais gravado mundialmente. Inúmeros artistas passaram a solicitar suas canções, que hoje podem ser ouvidas nas vozes e instrumentos de nomes como Ana Carolina, Maria Bethânia, Ivan Lins, Gal Costa, Zizi Possi, Seu Jorge, Jorge Vercillo, João Donato, Mart' nália, John Legend, Chiara Civello, Mario Biondi, Don Grusin, Moska, Paula Lima, Eliana Printes, Sandy e Júnior, Vanessa Camargo, Bárbara Mendes, Luciana Melo, Preta Gil, Luíza Possi, Daniela Procópio, Ednardo e Belchior, entre outros artistas nacionais e internacionais.[1] Ele assinou sete canções do álbum mais vendido no Brasil em 2005, Perfil, da cantora Ana Carolina (um milhão de cópias).
Lançou em 2004, pelo seu selo Pic Music, seu primeiro álbum gravado ao vivo e foi indicado ao Grammy Latino 2005 de melhor canção da Língua Portuguesa com a bossa São Sebastião, dedicada à cidade do Rio de Janeiro. Em 2006 lançou pela Warner Music seu primeiro DVD ao vivo com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, com participações de Ana Carolina, João Donato e Daniela Procópio.
Em agosto de 2008, recebeu o título honorífico de CIDADÃO DE PORTO ALEGRE, por relevantes serviços prestados à comunidade.
Em 2009, fez sua 16º trunê pela Europa, com shows na Espanha, Alemanha, França e Luxemburgo.
Em 2010, lançou pela gravadora Biscoito Fino, o CD José as participações de Teresa Cristina, Maria Gadú e Gabriel Grossi. [2]
Em 2011, começou, com o diretor Renato Falcão, o documentário A Beleza Inventada (The Invented Beauty), mostrando o processo de composição com autores dos EUA , França, Senegal, Camarões e República Democrática do Congo.
Em 2013, mudou-se com a sua mulher Pamela Bitencourt Chaves para Porto Alegre, onde nasceu a primeira filha do casal, Luisa Chaves Villeroy.[1]
Em 2014, lançou pela Sony Music o premiado Samboleria, com composições em português e espanhol, inaugurando parcerias com o colombiano Jorge Villamizar, o cubano Descemer Bueno e dando sequência às parcerias com João Donato e o pianista americano Don Grusin, que participaram das gravações, assim como Mart'nália que cantou em duo com Antonio o samba canção Germinal do Samba e, a cantora argentina Dolores Solá, que faz dueto na canção título do disco.[3][4]
Durante esse período teve mais de 20 canções em novelas, sendo oito delas tendo ele mesmo como intérprete e as restantes nas vozes de Ana Carolina, Gal Costa e Jussara Silveira. Também teve uma dezena de canções em filmes nacionais, entre eles, Amores Possíveis, Casamento de Romeu e Julieta, Sexo Amor e Traição, Sonhos Roubados e Enquanto a Noite não Chega, além da música tema do filme Neptunes Rocking Horse do novaiorquino Robert Tate.
De 2015 a 2017 ficou em turnê com o show Samboleria, principalmente com a formação Samboleria de Bolso, em duo com o baterista Marquinhos Fê, fazendo mais 200 apresentações. Também nesse período retomou o projeto Juntos, que está em vias de gravar o primeiro DVD.
Em 2017, nasceu Antonella Chaves Villeroy, sua segunda filha com sua esposa Pâmela.
Entre março de 2016 e maio de 2019, vem produzindo o projeto Noites Especiais, no pub Sgt Peppers, com shows acústicos de artistas como Chiara Civello, Toninho Horta, João Bosco, Ed Motta, Jards Macalé, João Donato, Mafalda Minozzi, Ivan Lins, Ângela RôRô, Banda Bixo da Seda, Leila Pinheiro, Kleiton & Kledir, entre outros artistas.
No verão de 2019, realizou no Bali Hai, na praia de Atlântida o projeto Sons de Verão, com shows de Ed Motta, João Bosco, Toquinho e Kleiton & Kledir.
Em 2019 publicou todos os seus discos, além de singles e um EP de músicas que compôs e cantou trilhas de novelas. Gravou a música e o video clipe de Pé Na Areia, que compôs em homenagem ao esporte Beach Tennis, lançado no Youtube e tocado por DJs em diversas partes do mundo. Em abril de 2019, estreou o novo show Luz Acesa, em que faz um balanço de 38 anos de carreira, com shows em diversas cidades brasileiras.
Entre agosto e outubro de 2019 Antonio realizou sua 17ª turnê europeia, com shows em cidades da Alemanha, Áustria, França, Portugal e República Tcheca.
No mesmo período, também realizou sessões de composição com autores de diversas nacionalidades na Espanha, Portugal, França e Alemanha.
Em março de 2020, gravou ao vivo o show Luz Acesa, com direção de Renato Falcão, com previsão de lançamento para outubro do mesmo ano, junto com o DVD Gravidade do Amor, gravado ao vivo em 2016, também com direção de Renato Falcão.
Discografia
Ano | Título | Selo Gravadora |
---|---|---|
1991 | Totonho Villeroy | Independente |
1995 | Trânsito | Independente |
1997 | Juntos ao Vivo, com Bebeto Alves,
Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro |
RGE/RBS DISCOS |
2000 | Totonho Villeroy | Independente |
2002 | Juntos 2 : Povoado das Águas | Continental Chantecler |
2004 | Totonho Villeroy & Orquestra de Câmara Theatro São Pedro | Pic Music |
2006 | Sinal dos Tempos (Ao Vivo)
com Orquestra de Câmara Theatro São Pedro |
Warner Music |
2010 | José | Biscoito Fino |
2014 | Samboleria | Sony Music |
2019 | Novelas | Pic Music |
Ano | Título | Selo Gravadora |
---|---|---|
2019 | Estrelinhas em duo com MC Piá | Pic Music |
2019 | De Leve na Neve em duo com Tati Portella | Pic Music |
2019 | Hizo Una Zamba Pra Ti, em duo com Ernesto Fagundes | Pic Music |
2019 | As Quatro Direções do Céu | Pic Music |
Ano | Título | Selo Gravadora | Observações |
---|---|---|---|
2006 | Sinal dos Tempos (Ao Vivo)
com Orquestra de Câmara Theatro São Pedro |
Warner Music | Esgotado |
2018 | 35 Anos de Carreira (Ao Vivo no Sgt Peppers) | Em negociação | Em pós produção |
2018 | Juntos 20 Anos (Gravado ao Vivo no Theatro
São Pedro) |
Em negociação | Em pós produção |
2020 | Luz Acesa | Em negociação | Em pós produção |
- 2006 - Sinal dos Tempos (Ao Vivo)[5]
Músicas em Filmes, Novelas, etc
Cinema
ANO
PAÍS |
FILME | Diretor | Músicas, Autores e Intérpretes |
---|---|---|---|
1985
BRASIL |
A TV Que Virou
Estrela de Cinema |
Yanko del Pino | Canções e trilha completa instrumental especialmente composta
por Antonio Villeroy |
1996
EUA |
Neptun'es Rocking Horse | Robert Tate | 1. From Ruins of a Town (Antonio Villeroy/Fernando Paiva)
Intérprete: Antonio Villeroy 2. Sem Fim de Palavras (Antonio Villeroy) Intérprete: Antonio Villeroy |
2001
BRASIL |
Amores Possíveis | Sandra Werneck | Amores Possíveis (João Nabuco/Antonio Villeroy)
Intérprete: Paulinho Moska A Margem da Pele (Jonao Nabuco/Antonio Villeroy/Ana Carolina) Intérprete: Paula Lima Cinema Pra Dois (João Nabuco/Antonio Villeroy) Intérprete: João Nabuco |
2004
BRASIL |
Sexo Amor e Traição | Jorge Fernando | Sexo Amor e Traição (Eugênio Dale/Antonio Villeroy)
Intérprete: Luciana Mello (versão 1) Intérprete: Eugênio Dale (versão 2) |
2005
BRASIL |
O Casamento
de Romeu e Julieta |
Bruno Barreto | Que Me Importa do Mundo
(versão de Antonio Villeroy para canção de Rita Pavone) Intérprete: Wanessa Camargo |
2005
EUA/BRASIL |
Série Documental com
Anthony Bourdain no Brasil |
Robert Tate
Renato Falcão |
Diversas canções extraídas do álbum Totonho Villeroy de 1991. |
2009
BRASIL |
Sonhos Roubados | Sandra Werneck | Sonhos Roubados (João Nabuco/Eugenio Dale/Antonio Villeroy)
Intérprete: Maria Gadú |
2009
BRASIL |
Divã | José Alvarenga Jr | Pra Rua Me levar (Antonio Villeroy/Ana Carolina)
Intérprete: Ana Carolina |
2010 | Enquanto a Noite Não Chega | Beto souza e
Renato Falcão |
Trilha completa instrumental especialmente composta
por Antonio Villeroy |
Televisão
Ano | Programa[6] | Personagem | Nota |
---|---|---|---|
1999 | Novela Andando nas Nuvens, Rede Globo | Julia Montana
(Débora Bloch) |
Garganta, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
1999/2000 | Novela Vila Madalena, Rede Globo | Abertura | To Saindo, tema de abertura, intérprete Ana Carolina |
2002 | Novela As Filhas da Mãe, Rede Globo | Rosalva
(Regina Casé) |
Ela é Bamba, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
2002 | Novela Coração de Estudante, Rede Globo | Amelinha (Adriana Esteves) | Confesso, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
2004 | Novela Senhora do Destino, Rede Globo | Maria Isabel
(Carolina Dieckmann) |
Uma Louca Tempestade, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
2005 | Novela América, Rede Globo | Marisol
(Deborah Secco) |
Pra Rua Me Levar, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
2007 | Novela Paraíso Tropical, Rede Globo | Ana Luísa
Renée de Vielmont |
Ruas de Outono, tema de personagem, intérprete Gal Costa |
2007 | Sinal dos tempos DVD
Canal Brasil |
Ele mesmo | DVD Gravado ao Vivo com Orquestra de Câmara Theatro São Pedro |
2007 | Novela Desejo Proibido, Rede Globo | Laura
(Fernanda Vasconcellos) |
AQUI, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
2007 | Novela Amigas e Rivais, SBT | Laura Lisboa
(Lisandra Parede) |
Amores Possíveis, tema de personagem, intérprete Antonio Villeroy |
2007 | Novela Amor e Intrigas, Record | Valkíria
(Renata Dominguez) |
Garganta, tema de personagem, intérprete Antonio Villeroy |
2008 | Novela Chamas da Vida, Record | Carolina
(Juliana Silveira) |
Sinais de Fogo, tema de personagem, intérprete Antonio Villeroy |
2009 | Novela Bela, a Feia, Record | Verônica
(Simone Spoladore) |
Heroína e Vilã, tema de personagem, intérprete Antonio Villeroy |
2009 | Novela Caras e Bocas, Rede Globo | Judith
(Deborah Evelyn) |
Além do Paraíso, tema de personagem, intérprete Jussara Silveira |
2010 | Novela Araguaia, Rede Globo | Pierina
(Eva Vilma) |
Felicidade, tema de personagem, intérprete Antonio Villeroy |
2012/2013 | Novela Balacobaco, Rede Record | Tema Geral | Um Dia Pra Vadiar, tema geral, intérprete Antonio Villeroy |
2013 | Novela Flor do Caribe, rede Globo | Tema Geral | Nostalgia Pasjera, tema geral, intérprete Antonio villeroy |
2013 | Novela Flor do Caribe, rede Globo | Lindaura
(Angela Vieira) |
Luz Acesa, tema de personagem, intérprete Ana Carolina |
2013 | Compositores Unidos, Canal Brasil | Principal Convidado | 1ª temporada - Episódio 1 e 2 |
2014 | Em Família | Felipe
(Thiago Mendonça) |
Recomeço, tema de personagem, intérprete Antonio Villeroy |
2018 | Novela Espelho da Vida
Estreia em Setembro 2018 |
Pontos de Partida (Antonio Villeroy/Dudu falcão/Max Vianna)
Intérprete: Max Vianna |
Trilhas de Teatro
Ano | Espetáculo | Autor | Diretor | Músicas |
---|---|---|---|---|
1981 | Encontro no Bar | Braulio Pedroso | Ronald Rade | Diversas músicas, com letras de Braulio Pedroso.
Trilha dividida com Fernando Corona. |
1989 | Histórias e Pré Histórias | Cacá Sena | Cacá Sena | Trilha completa instrumental, composta, arranjada
e executada por Antonio Villeroy |
1990 | Lovemember | Marcos Barreto | Marcos Barreto | Trilha completa instrumental, composta, arranjada
e executada por Antonio Villeroy |
1991 | Fulano | Marcos Barreto | Marcos Barreto | Trilha completa instrumental, composta, arranjada
e executada por Antonio Villeroy |
1992 | Circo da Solidão | Marcio Viana sobre
textos de Goethe e Roland Barthes |
Marcio Viana | Trilha original instrumental, composta, arranjada
e executada por Antonio Villeroy |
1993 | Sonho de Uma Noite de Verão | Shakespeare | Camilo de Lélis | Trilha completa instrumental, composta, arranjada
e executada por Antonio Villeroy |
2000 | Hilário | Jonas Bloch | Paulo Pederneiras
e Jonas Bloch |
Canções e trilha original instrumental, compostas, arranjadas
e executadas por Antonio Villeroy em parceria com Gastão Villeroy |
2006 | Cassino Coração | Frank D. Gilroy | Marcos Barreto | Canções e trilha original instrumental, compostas, arranjadas
e executadas por Antonio Villeroy em parceria com Gastão Villeroy |
2015 | As quatro direções do Céu | Roland Schimmelpfennig | Camilo de Lélis | Canções e trilha original instrumental, compostas, arranjadas
e executadas por Antonio Villeroy |
Ano | Espetáculo | Autor Coreógrafo | Diretor | Músicas |
---|---|---|---|---|
1993 | Lautrec | Carlota Albuquerque
para Grupo Terpsi |
Carlota albuquerque | Parte de trilha com úsicas originais, instrumentais compostas, arranjadas
e executadas por Antonio Villeroy. |
1993 | O Balcão | Adaptação por Eva Schull
de peça teatral de Jean Genet para grupo Ânima de Dança |
Eva Schull | Trilha com úsicas originais, instrumentais compostas, arranjadas
e executadas por Antonio Villeroy e Ricardo Severo. |
1993 | Ser Animal | Eva Schull e Eduardo Severino
para grupo Ânima de Dança |
Eva Schull | Trilha original instrumental composta, arranjada e executada por Antonio Villeroy |
1993 | O Convidado | Eva Schull
para grupo Ânima de Dança |
Eva Schull | Trilha original instrumental composta, arranjada e executada por Antonio Villeroy |
1996 | Nill | Andrea Druck | Andrea Druck |
Ano | Autor | Diretor | Músicas |
---|---|---|---|
1991 | Cacá Sena | Cacá Sena | Trilha original instrumental composta, arranjada e executada por Antonio Villeroy |
1992 | Cacá Sena | Cacá Sena | Trilha original instrumental composta, arranjada e executada por Antonio Villeroy |
1993 | Carlota Albuquerque
para grupo Terpsi de Dança |
Carlota Albuquerque | Parte da Trilha original instrumental composta, arranjada e executada por Antonio Villeroy |
Prêmios e indicações
Grammy Latino
Ano | Categoria | Indicação | Resultado |
---|---|---|---|
2005 | Melhor Canção Brasileira | São Sebastião
(interpretada por Antonio Villeroy) |
Predefinição:Nom |
Ano | Categoria | Indicação | Resultado |
---|---|---|---|
2007 | Melhor Canção Brasileira | Rosas (interpretada por Ana Carolina) | Predefinição:Nom |
Prêmio da Música Brasileira
Ano | Categoria | Indicação | Resultado |
---|---|---|---|
1991 | Revelação Masculina de MPB | Totonho Villeroy[7] | Predefinição:Won |
Prêmio Açorianos
Ano | Categoria | Indicação | Resultado |
---|---|---|---|
1991[8] | Disco | Totonho Villeroy | Predefinição:Won |
Compositor[9] | Totonho Villeroy | Predefinição:Nom | |
1995[10] | Disco | Trânsito | Predefinição:Won |
Espetáculo[11] | Totonho Villeroy | Predefinição:Nom | |
Compositor | Totonho Villeroy | Predefinição:Nom | |
1998[12] | Disco de MPB ou Samba | Juntos (com Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro) | Predefinição:Won |
1999[13] | Compositor de MPB | Totonho Villeroy | Predefinição:Won |
2004[14] | Intérprete de MPB | Totonho Villeroy | Predefinição:Nom |
Disco do Ano | Totonho Villeroy & Orquestra de Câmara Theatro São Pedro | Predefinição:Nom | |
2006[15] | Melhor DVD | Sinal dos Tempos (Ao Vivo) | Predefinição:Won |
Compositor de MPB[16] | Antonio Villeroy | Predefinição:Nom | |
Disco de MPB | Sinal dos Tempos (Ao Vivo) | Predefinição:Nom | |
2014[17] | Disco do Ano | Samboleria | Predefinição:Won |
Espetáculo do Ano | Samboleria | Predefinição:Won | |
Compositor de MPB | Antonio Villeroy | Predefinição:Won | |
Álbum de MPB | Samboleria | Predefinição:Won | |
Intérprete de MPB[18] | Antonio Villeroy | Predefinição:Nom | |
Produtor Musical | Antonio Villeroy e Berna Ceppas (por Samboleria) | Predefinição:Nom |
Artistas Com Quem Compõe em Parceria
Virginie DellPaís | Parceiros | |
---|---|---|
BRASIL | Adriano Trindade, Ana Carolina, Bebeto Alves, Daniela Procopio, Dudu Falcão, Elisa Lucinda, Eugenio Dale,
Gastão Villeroy, Gelson Oliveira, Ivan Lins, João Donato, João Nabuco, João Suplicy, Jorge Mautner, Jorge Thadeu, Jorge Vercillo, Magary Lord, Maycon Ananias, Nelson Coelho de Castro, Seu Jorge, Thiago Gentil. | |
CAMARÕES | Blick Bassy | |
COLOMBIA | Jorge Villamizar, Mango, Nabalez. | |
CUBA | Descemer Bueno, Donato Poveda. | |
EUA | Chalie Midnight, Claudia Brant,don Grusin, Eve Nelson, Jeffe Frenze, Jesse Harris, John Legend, Marc Swersky, Marshall Altman, Richard Julian, Rick Neigher. | |
ESPANHA | Juan De Dios Martin, Pedro Guerra. | |
FRANçA | Virginie Dell | |
ITALIA | Antonio Galbiatti, Chiara Civello. | |
REPUBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO | Lokua Kanza | |
SENEGAL | Allune Wade | |
VENZUELA | Juan Carlos Perez Sotto, Georgina |
Selo Pic Music
Antonio lançou discos de 4 artistas pelo seu selo, sendo 3 deles dentro da série Cantautor, criada para divulgar os trabalhos de compositores cujas letras tem um papel relevante dentro da canção
Ano | Artista | Título do Disco | Série |
---|---|---|---|
2008 | Marisa Rotenberg | Boa Hora | Única |
2010 | Gelson Oliveira | Tridimensional | Série Cantautor |
2010 | Jesse Harris | Watching the Sky | Série Cantautor |
2010 | Marcio Faraco | Um Rio | Série Cantautor |
Festival de Música Brasileira na França
Em tourné pela Europa em 1994, Antonio Villeroy conheceu na França o produtor cultural François Mas que se tornou seu grande amigo e organizador dos shows de Antonio na França. Em 1995 em nova tourné, já organizada por François, ambos têm a idéia de criar um festival de cultura brasileira na cidade de Sanary sur mer, na Côte D'Azur, local de residência do produtor francês. Para tanto, criam a Associação Cultural Sud a Sul.
Em 1996 produzem o primeiro festival em parceria com a Prefeitura das duas cidades Porto Alegre e Sanary. esse festival contou com artistas gaúchos das áreas de música, teatro dança, cinema, artes plásticas, quadrinhos, etc.
A partir de 1998, o festival passa a ter âmbito nacional e dedicado somente a música. O local das apresentações é ampliado e as apresentações realizadas ao ar livre e com entrada franca passam a ter um público médio de 8 mil pessoas por noite.
Artistas que já participaram do Brasil Festival, produzido por Antonio Villeroy em Sanary Sur Mer entre 1996 e 2006
Alberto Oliveira 1996
Alegre Correa Sexteto 1998
Ana Carolina : 2.000
Antenor Bogèa: 2004
Antonio Villeroy: 1996, 1998 e 2004
Banda do Dorinho: 1996
Banda Eva (com Ivete Sangalo) : 1998
Bebeto Alves: 1998
Carlinhos Brown : 1999
Chico César: 2.000
Da Guedes: 2004
Daniela Mercury : 1999 e 2004
É O Tchan! : 1998
Elba Ramalho: 1999
Fernanda Abreu: 1998
Gelson Oliveira: 1996, 1998, 2004
Gilberto Gil : 1998 e 2002
Henri Salvador (convidado especial em 2004)
Ilê Ayê : 2.000
Ivo Meirelles e Funk'n Lata: 2002
Jorge Benjor: 2.000
Lenine: 2004
Leonardo Ribeiro: 1999
Luciana Pestano: 1998
Mangueira in Lata: 2002
Marcelo D2: 2006
Marcos Sacramento: 2004
Margareth Menezes: 2.000 e 2006
Milton Nascimento: 2004
Nelson Coelho de Castro: 1996
Neto Fagundes: 1996
O Rappa : 1998
Olodum: 2004
Orquestra do Fubá 2006
Pagode Jazz Sardinha's Club: 2004
Papas da Língua: 1996, 1998 e 2006
Paralamas do Sucesso: 1998
Renato Borghetti: 2.000
Skank: 1998
Tribo de Jah: 1998
Trio Mocotó: 2002
Artistas Que Já Interpretaram Suas Músicas
Atualizando a lista de artistas que gravaram músicas de Antonio Villeroy ao redor do mundo. Entre esses intérpretes, Ana Carolina gravou 33 músicas, boa parte delas que fizemos em parceria. Daniela Procopio gravou 6, Eliana Printes 4, Maria Bethânia e Paula Lima 3, e muitos outros artistas, como Maria Gadú, Preta Gil, Lokua Kanza e João Donato, entre outros gravaram 2.
1. Abel Pintos (Argentina)
2. Adriano Trindade
3. Alegre Correa
4. Alex Alano
5. Alix Georges [Haiti]
6. Alune Wade (França/Senegal)
7. Anaadi
8. Ana Carolina
9. Anthonio
10. Argumento [banda]
11. Arthur de Faria
12. As Damas do Rap
13. Banda Clareou
14. Banda Velcro
15. Barbara Mendes
16. Bebe Kramer
17. Bebeto Alves
18. Bedeu
19. Belchior
20. Belo
21. Benna Lobo
22. Bernardo Zubaran
23. Beth Lamas
24. Bom Gosto (Grupo de Pagode)
25. Bruna Pinheiro
26. Carol Saboia
27. Célia
28. Chiara Civello (Italia)
29. Coral infantil da Fundação Pão dos Pobres
30. Daniela Procopio
31. Deise Veiga
32. DJ Binho
33. Dolores Solá (Argentina)
34. Don Grusin (EUA)
35. Dona Lee [banda]
36. Dora Vergueiro
37. Dudu Sperb
38. Ednardo
39. Ernesto Fagundes
40. Eliana Printes
41. Eugenio Dale
42. Fael Mondego
43. Fred Reis
44. Gabriel Grossi
45. Gastão Villeroy
46. Gal Costa
47. Gelson Oliveira
48. Glau Barros
49. Glaucia Nasser
50. Isa Martins
51. Ivan Lins
52. Ive
53. Izabel Padovani
54. Jesse Harris (EUA)
55. João Donato
56. Joao Nabuco
57. John Legend (EUA)
58. Jorge Vercillo
59. Jorge Thadeu
60. Juliano Barreto
61. Jussara Silveira
62. Karina Zeviani
63. Leco Alves
64. Liah Soares
65. Lokua Kanza (França/Congo)
66. Luan Santana
67. Luciana Mello
68. Luciana Pestano
69. Luiza Possi
70. Luzia
71. Magary Lord
72. Marcella Fogaça
73. Marcelo Onofre
74. Marfiza Calixto
75. Maria Bethânia
76. Maria Gadú
77. Marie Minet [Franca]
78. Marina Elali
79. Mario Biondi (Italia)
80. Marisa Rotenberg
81. Marshall Altman [EUA]
82. Mart' nalia
83. Mateus Brunette
84. Matogrosso (grupo)
85. Melissa Azevedo
86. Moska
87. Muni
88. Nalanda
89. Nanda Cavalcante
90. Najeda Redon [Haiti]
91. Nei Lisboa
92. Nelson Coelho de Castro
93. Nico Nicolaiewsky
94. Oiga Tchê (banda)
95. Paola Kirst
96. Paula Lima
97. Paula Santoro
98. Paulinho Pinheiro
99. Pedro Lobo
100. Piá
101. Preta Gil
102. Raquel Saraceni
103. Renata Arruda
104. Renato Borghetti
105. Renato Ribas
106. Replicantes
107. Roberth Gonçalves
108. Rubens Lisboa
109. Sandy e Junior
110. Selma Carvalho
111. Sergio Saraceni
112. Serginho Moah
113. Seu Jorge
114. Shana Muller
115. Tati Portella
116. Tchê Guri
117. Teresa Cristina
118. Tereza Areal
119. Thaeme
120. Toninho Horta
121. Vanessa Longoni
122. Venerável Lama (Banda)
123. Wander Wildner
124. Wanessa Camargo
125. Zizi Possi
Referências
- ↑ 1,0 1,1 1,2 1,3 «Entrevista Um papo com o cantor e compositor Antônio Villeroy». Culturissima. 31 de julho de 2016
- ↑ «O novo álbum de Antonio Villeroy». CulturaBrasil. 8 de julho de 2010
- ↑ «Autor de sucessos de grandes nomes da MPB, Antonio Villeroy lança CD solo». Odia. 4 de junho de 2014
- ↑ «Antonio Villeroy apresenta canções do novo disco, "Samboleria", em Porto Alegre». ZeroHora. 12 de agosto de 2014
- ↑ «Discografia». Fã Clube Cantautor. 2005. Consultado em 24 de junho de 2014
- ↑ «Antonio Villeroy > Filmografia > Programas». IMDB. 2005. Consultado em 24 de junho de 2014
- ↑ Cliquemusic. «Totonho Villeroy». Consultado em 16 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 1991». Consultado em 16 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Indicados ao Prêmio Açorianos de Música - 1991». Consultado em 16 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 1995». Consultado em 17 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Indicados ao Prêmio Açorianos de Música - 1995». Consultado em 17 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música -1998». Consultado em 17 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 1999». Consultado em 16 de abril de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Indicados ao Prêmio Açorianos de Música - 2004». Consultado em 2 de maio de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 2006». Consultado em 2 de maio de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Indicados ao Prêmio Açorianos de Música - 2006». Consultado em 2 de maio de 2018
- ↑ Jornal Sul21 (2 de dezembro de 2015). «Festa do Prêmio Açorianos de Música 2014/2015 tem emoção e variedade musical». Consultado em 7 de maio de 2018
- ↑ Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1 de dezembro de 2015). «Prêmio Açorianos de Música ocorre nesta terça-feira». Consultado em 7 de maio de 2018
Ligações externas
- «Sítio oficial»https://www.facebook.com/antonio.villeroyhttps://www.facebook.com/search/top/?q=antonio%20villeroy%20oficialehttps://www.facebook.com/antonio.villeroy.3