- Se procura outra pessoa nome semelhante, veja António da Fonseca Carvão Paim da Câmara (desambiguação).
António Tomé da Fonseca Carvão Paim da Câmara | |
---|---|
António Tomé da Fonseca Carvão Paim da Câmara (Angra, 10 de Novembro de 1808 — 27 de Junho de 1864) foi um militar português e fidalgo cavaleiro da Casa Real por Alvará de 2 de Junho de 1795.
Biografia
Prestou serviço no Exército Português, no Regimento de Guarnição nº 1, aquartelado na Fortaleza de São João Baptista, no Monte Brasil, junto à cidade de Angra do Heroísmo.
Apoiando com entusiasmo os princípios liberais tomou parte activa em todo o movimento liberal que aconteceu na ilha Terceira, chegando ao posto de major, prestando sempre relevantes serviços à causa a que do coração se havia devotado.
O morgado António Tomé da Fonseca era comendador da Ordem de Cristo, e tinha a medalha n.° 7 das campanhas da liberdade.
Exerceu com elevada aptidão vários cargos electivos. Foi Capitão de Artilharia nº 1 e de Caçadores nº 5, Major dos Voluntários da Rainha, Procurador à Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo, Membro do Conselho do Distrito e Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo,
Relações Familiares
Foi filho de António da Fonseca Carvão Paim da Câmara (1776 — 23 de Fevereiro de 1838), 1.º barão do Ramalho, e de D. Rosa Isabel de Menezes Lemos e Carvalho (29 de Junho de 1783 —?).
Casou com D. Maria Isabel Leopoldina de Ornelas Paim da Câmara Noronha, irmã do 1.° conde da Praia da Vitória (9 de Dezembro de 1804 — 16 de Setembro de 1884) filha de André Elói Homem da Costa Noronha Ponce de Leão e de D. Rita Pulquéria de Ornelas Paim da Câmara.
Deste casamento nasceram:
- D. Maria da Fonseca de Ornelas Paim da Câmara (13 de Fevereiro de 1847 —?) que casou António Manuel de Medeiros e Albuquerque.
- D. Maria Rosa Carvão Paim da Câmara (4 de Dezembro de 1831 —?).
- António da Fonseca Carvão Paim da Câmara, 2.º barão do Ramalho (18 de Setembro de 1836 — Abril de 1907) casou com D. Maria Domitília de Almeida Monjardino.
- D. Maria Rita da Fonseca Carvão Paim da Câmara (1840 —?) casou com Alexandre Martins Pamplona Corte Real.
- Francisco da Fonseca Carvão Paim da Câmara (26 de Janeiro de 1839 —?).
- Maria Isabel da Fonseca Carvão Paim da Câmara (28 de Fevereiro de 1841 —?).
- Maria Úrsula da Fonseca Carvão Paim da Câmara (17 de Novembro de 1844 —?) casou com Pedro Leite Borges Bicudo.
Referências
- Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira. Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.