𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

António Tomé da Fonseca Carvão Paim da Câmara

Se procura outra pessoa nome semelhante, veja António da Fonseca Carvão Paim da Câmara (desambiguação).
António Tomé da Fonseca Carvão Paim da Câmara

António Tomé da Fonseca Carvão Paim da Câmara (Angra, 10 de Novembro de 180827 de Junho de 1864) foi um militar português e fidalgo cavaleiro da Casa Real por Alvará de 2 de Junho de 1795.

Biografia

Prestou serviço no Exército Português, no Regimento de Guarnição nº 1, aquartelado na Fortaleza de São João Baptista, no Monte Brasil, junto à cidade de Angra do Heroísmo.

Apoiando com entusiasmo os princípios liberais tomou parte activa em todo o movimento liberal que aconteceu na ilha Terceira, chegando ao posto de major, prestando sempre relevantes serviços à causa a que do coração se havia devotado.

O morgado António Tomé da Fonseca era comendador da Ordem de Cristo, e tinha a medalha n.° 7 das campanhas da liberdade.

Exerceu com elevada aptidão vários cargos electivos. Foi Capitão de Artilharia nº 1 e de Caçadores nº 5, Major dos Voluntários da Rainha, Procurador à Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo, Membro do Conselho do Distrito e Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo,

Relações Familiares

Foi filho de António da Fonseca Carvão Paim da Câmara (177623 de Fevereiro de 1838), 1.º barão do Ramalho, e de D. Rosa Isabel de Menezes Lemos e Carvalho (29 de Junho de 1783 —?).

Casou com D. Maria Isabel Leopoldina de Ornelas Paim da Câmara Noronha, irmã do 1.° conde da Praia da Vitória (9 de Dezembro de 180416 de Setembro de 1884) filha de André Elói Homem da Costa Noronha Ponce de Leão e de D. Rita Pulquéria de Ornelas Paim da Câmara.

Deste casamento nasceram:

  1. D. Maria da Fonseca de Ornelas Paim da Câmara (13 de Fevereiro de 1847 —?) que casou António Manuel de Medeiros e Albuquerque.
  2. D. Maria Rosa Carvão Paim da Câmara (4 de Dezembro de 1831 —?).
  3. António da Fonseca Carvão Paim da Câmara, 2.º barão do Ramalho (18 de Setembro de 1836 — Abril de 1907) casou com D. Maria Domitília de Almeida Monjardino.
  4. D. Maria Rita da Fonseca Carvão Paim da Câmara (1840 —?) casou com Alexandre Martins Pamplona Corte Real.
  5. Francisco da Fonseca Carvão Paim da Câmara (26 de Janeiro de 1839 —?).
  6. Maria Isabel da Fonseca Carvão Paim da Câmara (28 de Fevereiro de 1841 —?).
  7. Maria Úrsula da Fonseca Carvão Paim da Câmara (17 de Novembro de 1844 —?) casou com Pedro Leite Borges Bicudo.

Referências

  • Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira. Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.

Ligações externas

Predefinição:NF

talvez você goste