𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

António Silveira de Ávila

António Silveira de Ávila (Calheta, ilha de São Jorge, Açores1781) foi Capitão-mor da Calheta, ilha de São Jorge, produtor Agrícola em terras próprias e militar do exército português na arma de infantaria.

Biografia

Mandou construir anexa à sua casa, na Ribeira Seca, a ermida dedicada a Nossa Senhora dos Milagres, construída em 1781.

Prestou serviço no exército português, no Regimento de Guarnição nº 1, aquartelado na Fortaleza de São João Baptista, no Monte Brasil, junto à cidade de Angra do Heroísmo.

Foi Capitão-mor da Calheta, ilha de São Jorge, cargo que ostentou por largos anos, até 1815, e que herdou seu pai João Silveira de Ávila que fora Capitão-mor da localidade do Topo, actual Vila do Topo, ilha de são Jorge e que actualmente está incluída no concelho da Calheta da mesma ilha.

Era descendente da antiga aristocracia, proveniente dos primeiros povoadores da ilha de São Jorge, e um grande detentor de terras na ilha de São Jorge, mais especificamente na localidade da Calheta onde produzia vários tipos de cereais para abastecimento da população local e para exportar para o continente português.

Relações familiares

Foi filho de João Silveira de Ávila e de D. Bárbara Pereira Neta. Casou com D. Catarina Machado de Azevedo, filha de João Machado Pereira e de D. Isabel De Azevedo, de quem teve:


  1. Miguel António da Silveira e Sousa, casou em São Tiago com vila do Topo com D. Maria Josefa da Silveira e Cunha.
  2. Cosme da Silveira (Vila do Topo, Ilha de São Jorge, Açores, 1721Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil, 14 de Fevereiro de 1799) casou com D. Rita Josefa da Silveira. Partiu em 1725 na frota de João de Magalhães e instalou-se nas cercanias do actual município de Viamão onde foi um dos povoadores.
  3. Francisco Machado de Ávila.
  4. João Pereira Machado.

Ver também

  • Viamão Cosme da Silveira, Povoador.

Referências

Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:NF

talvez você goste