António Borges Leal Corte Real (Angra, 1800 — 17 de Maio de 1865) foi um militar e político português, senhor do morgado de Santa Ana, foi fidalgo Cavaleiro da casa real, comendador da Ordem de Cristo e condecorado com a medalha n.º 7 das campanhas da liberdade.
Biografia
Prestou serviço no exército português, no Regimento de Guarnição nº 1, aquartelado na Fortaleza de São João Baptista, no Monte Brasil, junto à cidade de Angra do Heroísmo.
Foi devotado à causa liberal, e sendo capitão do batalhão de caçadores artilheiros da Vila da Praia, aderiu à Revolução de 1828, passando depois ao batalhão de voluntários.
Assistiu à gloriosa Batalha de 11 de Agosto de 1829, e foi, pelo Conde de Vila Flor, encarregado de ir comunicar a Angra do Heroísmo o resultado do primeiro ataque.
Foi filho de José Borges Leal Corte Real (1770 — ?) e de D. Joana Rita de Bettencourt de Vasconcelos e Lemos. Casou com D. Ângela Sebastiana Borges Corte Real, de quem teve:
- José Borges Leal Corte Real (1820 —?) casado por duas vezes, a 1ª com D. Francisca de Menezes da Fonseca Carvão e a 2ª com D. Rita Teotónia da Cunha Silveira de Bettencourt.
- D. Maria Madalena Borges Leal Corte Real (1830 —?) casada com José de Menezes Camelo.
Referências
- Memória da Visita Régia à Ilha Terceira, escrito por Alfredo Luís Campos. Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.